A Bariátrica Sleeve é uma técnica irreversível. Já o bypass gástrico teoricamente pode ser revertido. Quando bem indicados, de acordo com o perfil do paciente, tanto o Bypass quanto o Sleeve reduzem a fome, melhoram a saciedade e registram maior porcentagem de perda de peso em relação aos outros procedimentos.
Deficiência de vitaminas e proteínas A reposição vitamínica, no entanto, não está disponível pelo SUS – Sistema Único de Saúde, o que é outra desvantagem. A falta de apetite também afeta a ingestão de proteínas e favorece a sua rejeição pelo organismo.
De forma geral, para haver indicação da cirurgia bariátrica, é preciso que haja falha no tratamento clínico por dois anos. O procedimento cirúrgico se transforma na primeira opção quando o quadro se agrava e revela a formação de outros problemas relacionados.
Antes da cirurgia bariátrica Ao mesmo tempo, são solicitados uma série de exames como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames de sangue. Além disso, também é preciso se consultar com endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo/psiquiatra e outros profissionais, se for o caso.
É necessário que o paciente esteja obeso há, pelo menos ,2 anos para realizar cirurgia. Além disso, deve ter se submetido a outras alternativas para perder peso, nesse período, como seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, sem obter êxito.
Você deverá se internar no horário recomendado e também em jejum. Levar todos os exames e avaliações para o bloco cirúrgico. Levar cópia do termo de consentimento e acompanhante. Deverá levar ainda uma meia elástica, antitrombo (branca), 3/4 (até o joelho) e o RESPIRON para a fisioterapia no pós-operatório.
É essencial que as pacientes submetidas à mamoplastia, lipoaspiração ou abdominoplastia utilizem as roupas pós-cirúrgicas corretas. Destaca-se que no caso da cirurgia das mamas o item obrigatório é o sutiã cirúrgico e nas realizadas na região do abdômen, flancos ou glúteos é a cinta.
No dia da cirurgia leve para o hospital a sua escova de cabelo e de dente, roupas largas e de fácil colocação, como calça de malha com elástico, blusas de abotoar e óculos de sol, no caso de cirurgia de pálpebras.
Os principais fatores que são considerados no exame de risco cirúrgico são:
Quais são os exames de risco cirúrgico cardiológico?