As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns como: - Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos. - O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.
Giotto também foi um precursor do renascimento, na área das artes plásticas, por mesclar temas religiosos com características mais naturalistas em seus quadros. ... Na literatura, além de Dante, destacaram-se Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio.
Os principais temas retratados pelos artistas renascentistas diziam respeito a aspectos artísticos e sociais. As principais características das obras renascentistas são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade.
Resposta. as pinturas renascentistas causam a impressão de realidade possuindo o que chama de "imagem óptica" - porque os artistas usavam lentes e espelhos para projetar imagens sobre telas ou superfícies similares, traçando contornos a partir dessas projeções.
Tinta à óleo. Uso de luz e sombra. Configuração em pirâmide. Uso da Perspectiva.
a utilização de novos pigmentos aglutinantes (como o óleo) que possibilitava novas associações e graduações da cor; novos suportes como a tela e o cavalete que facilitaram a difusão das correntes estéticas uma vez que permitiram uma circulação mais fácil das obras.
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes ...
O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.
Os quatro grandes passos foram a mudança de pintura a têmpera, em painéis de madeira, e afresco, em paredes de alvenaria, para a pintura a óleo em telas esticadas; o uso da perspectiva, dando peso e profundidade à forma; o uso de luz e sombra, em oposição a linhas desenhadas; e as composições piramidais na pintura.
Explicação: Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte, entre elas o realismo, o domínio da perspectiva e o autorretrato.
As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. Elas marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna nos séculos XIV, XV e XVI.
A expansão do Renascimento para outros países da Europa, no Cinquecento, foi o apogeu do período, quando o espírito humanista na Arte se fortaleceu, deixando em evidência grandes artistas, como Michelangelo (1475-1564) e Rafael Sanzio7 (1483-1520).
Resposta: Inspirado na antiguidade clássica (artes greco-romana). A contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar.
A tinta à óleo foi inventada na idade média, mas somente no século XIV passou a ser usada largamente pelos pintores em suas telas de madeira e tecido. Diferente da têmpera, a tinta à óleo, como o próprio nome indica, é feita de óleo e não água ou ovo.
A pintura que sucedeu foi a maneirista, uma antecipação BARROCA.
Os renascentistas desenvolveram técnicas e temas para aproximar suas pinturas do mundo real, tais como a tinta a óleo, a pintura sobre tela, os estudos de luz e sombra, a proporção geométrica, a perspectiva, a profundidade, entre outras.
Conclusão. A mulher renascentista insere-se num Ideal de Beleza e Perfeição, que tem como características: longos cabelos loiros ondulados, pele branca, olhos claros e brilhantes.
Existem muitos tipos diferentes de estilos de pintura, podendo se concentrar em um estilo particular ou em uma combinação de estilos. No estilo ocidental você pode encontrar o modernismo, o cubismo, o surrealismo, o expressionismo, o estilo abstrato e o impressionismo. ...
A arte medieval foi essencialmente religiosa, enquanto a arte renascentista já demostra a introdução de novos temas relacionados com o homem. Todavia, a arte renascentista ainda incluía temas religiosos. ... A Idade Média foi um longo período da história que prevaleceu durante 10 séculos (século V ao XV).
QUESTÃO 1: No renascentismo temos como principais fontes a ARTE GREGA e a ARTE ROMANA. A inspiração e resgate dessas duas formas surgiu como forma de trazer luz a a grandeza das telas, trazer a reflexão através da arte. ... Por isso os artistas retratavam nas esculturas a figura humana em sua forma natural.