Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
A razão entre dois lados homólogos ou entre dois triângulos semelhantes (k) é chamada de razão de semelhança. ... Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. Note que .
Dois polígonos são semelhantes quando os ângulos correspondentes são congruentes e os lados correspondentes são proporcionais. Observação: a definição de polígonos semelhantes só é válida quando ambas as condições são satisfeitas: ângulos correspondentes congruentes. lados correspondentes proporcionais.
Para que duas figuras geométricas sejam consideradas congruentes é necessário que os lados correspondentes dessas figuras tenham medidas iguais e que o mesmo aconteça com seus ângulos correspondentes. ... Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais.
1- Polígonos semelhantes são aqueles pares que possuem os ângulos congruentes (iguais) e os lados respectivamentes proporcionais. 2- Sim, pois os Polígonos regulares apresentam todos os lados e ângulos iguais.
Ou seja, dois polígonos são 8 Page 22 equivalentes ou equicompostos se ambos forem somas de um mesmo número de polígonos e se esses polígonos forem dois a dois congruentes entre si.
Se dois triângulos têm bases e alturas respectivamente congruentes então os dois triângulos têm a mesma área, ou seja, são triângulos equivalentes.
Semelhança de Polígonos