Urbanização é o crescimento da população em uma determinada região ou até cidade. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano ou o próprio espaço urbano. Uma das consequências da urbanização é o êxodo rural que é a grande deslocação de pessoas do campo indo em direção à cidade.
A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.
A relação entre industrialização e urbanização baseia-se no processo de produção do espaço geográfico, sobretudo por meio da modernização técnica das sociedades. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.
Urbanização é o aumento da proporção da população que vive nas cidades em relação à que vive no campo. O que é – Urbanização é o aumento da proporção da população que vive nas cidades em relação à que vive no campo. Atualmente, ela é mais acelerada em países em desenvolvimento, como o Brasil, ou pouco desenvolvidos.
Terms in this set (13)
Resposta. O crescimento da quantidade de cidades,o desenvolvimento da rede de transportes, o crescimento desordenado do meio urbano, que crescia sem nenhum planejamento, a formação de favelas onde a população de baixa renda vivem, a desigualdade social no centro urbano.
O processo de urbanização no mundo é caracterizado pela transformação dos espaços rurais em espaços urbanos. ... A falta de planejamento urbano tem favorecido a proliferação de graves problemas, tais como a favelização, falta de infraestrutura, violência, poluição de todas as modalidades, desemprego e muitos outros.
1) O processo de urbanização mundial pode ser dividido em duas fases; desde sua origem no século XVIII, quando se deu o desenvolvimento tecnológico que culminou com a Revolução industrial, e após a Segunda Guerra Mundial, na metade do século XX, até os dias atuais.
A Revolução Industrial transformou a vida da população mundial, que passou a se deslocar para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. ... ( ) A urbanização mundial iniciou-se no Japão, principal centro industrial e exportador do século XIX, o que promoveu a redução da taxa de mortalidade.
Urbanização hoje Nos países em desenvolvimento, a urbanização se intensificou a partir de 1950, graças ao crescimento da industrialização. No início do século 19, menos de 5% da humanidade vivia em cidades. No início do século 21, mais de 50% da população mundial já vive em cidades.
As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
Inglaterra
A história da urbanização brasileira
Urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural. É um fenômeno de concentração urbana e conseqüente crescimento e desenvolvimento das cidades. Urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural.
O processo de urbanização moderno começou no século XVIII. A Revolução Agrícola (mecanização e tecnologia no campo) causou aumento da produtividade. ... Em outros países desenvolvidos industrializados, a urbanização acelerou-se apenas a partir da segunda metade do século XIX, na fase da Segunda Revolução Industrial.
A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infra-estrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz, etc. ... Como resultado, há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.
No caso dos países subdesenvolvidos, a urbanização é um processo mais recente. Nesses países, a rápida industrialização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial gerou um acentuado desequilíbrio das condições de vida entre as cidades e as zonas rurais, provocando intenso êxodo rural e rápido processo de urbanização.
Isso significa que os países que tiveram um processo de industrialização tardia, como o Brasil, também tiveram uma urbanização tardia e sem planejamento. O êxodo rural iniciado no Brasil na década de 1950 provocou um inchamento das cidades, conhecido nos dias de hoje como a macrocefalia urbana.
Resposta. A Urbanização no mundo subdesenvolvido caracteriza-se, sobretudo, pelo caráter acelerado em que é realizada, fator relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento.
Urbanização extremamente avançada e rápida,influenciada pelo capitalismo e globalização,modificação no espaço da sociedade latino-americana,crescimento das desigualdades sociais,cidades gigantes e aglomerações imensas cheias de bairros carentes e pobres,tal como as favelas,e de um lado o centro das cidades mega ...
Resposta. A tabela nos mostra que na década de 1950 houve um crescimento de 31% da população urbana em países desenvolvidos, enquanto nos países subdesenvolvidos esse valor foi de 59,3% (próximo ao dobro). ... Em países subdesenvolvidos, esse fenômeno de urbanização foi atrasado.
Resposta. Porque nos países desenvolvidos,se deu tempo de criar uma estrutura adequada para a urbanização,(redes de água e esgoto,iluminação pública,serviços de coleta de lixo, criação de praças e espaços públicos)que geralmente foi lenta, causando menos transtornos em torno da organização desse espaço.
Algumas das consequências desse crescimento urbano desordenado podem ser enumeradas: proliferação das favelas, desemprego, marginalidade e carência de infra-estrutura básica.
A diferença entre eles é que no processo de urbanização de países desenvolvidos o fator principal seria a industrialização, transformação ocasionada na cidade pela indústria, contribuindo assim para a geração de empregos em cada setor da economia, além de moradia, infraestrutura urbana, etc.
Resposta: Os países desenvolvidos, possuem uma infra-estrutura que é construída de forma organizada e melhores condições de vida. Os países subdesenvolvidos, possuem um planejamento inadequado e sem a infra-estrutura necessária e a urbanização desenvolvida de forma desorganizada.