Constituição. Os tecidos condutores do interior do caule se organizam em colunas chamadas vasos vasculares. Estes vasos são formados por xilema e floema. Os vasos vasculares se prolongam pelas folhas, nas quais recebem o nome de nervuras.
As angiospermas, em sua maioria, podem ser classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. Cerca de 90.
As plantas angiospermas, em sua grande maioria, podem ser classificadas em dois grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. As monocotiledôneas incluem espécies como grama, lírios e orquídeas. Como exemplos de eudicotiledôneas, podemos citar o feijão, a batata e a manga.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Raiz: origem e principais funções. A raiz origina-se na radícula do embrião, sendo formada a partir do meristema subapical radicular. ... - Zona de ramificação: região onde ocorre a formação de raízes laterais a partir do periciclo da raiz principal.
O caule é considerado o órgão responsável pela condução das seivas bruta e elaborada, sustentando a copa das árvores. Apresenta gema apical e axilar de onde partem os ramos, nós, folhas e flores.