Esporos de Clostridium sulfito-redutores Clostridium são bactérias anaeróbias, amplamente distribuídas na natureza, considerados como parte integrante da flora intestinal de animais de sangue quente e humano, e capazes de formar esporos.
As Clostridioses são doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, essas bactérias são capazes de sobreviver e crescer a partir de um ambiente sem oxigênio, o que permite sua classificação como anaeróbias estritas. Estão presentes no solo, e intestino dos animais.
Clostridium difficileé o principal patógeno associado à diarreia relacionada à antibiótico e/ou colite pseudo membranosa em pacientes hospitalizados. C. difficile pode liberar duas toxinas de alto peso molecular: Toxina A e B, que são responsáveis pelas manifestações clínicas, que variam de diarreia leve até a morte.
O carbúnculo sintomático é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Clostridium chauvoei. Causa inflamação nos músculos, toxemia grave e alta mortalidade, é de extrema importância devido às grandes perdas econômicas que ocorrem nas criações bovinas.
Pode-se vacinar a partir de 3-4 meses de idade, embora na prática eles sejam vacinados aos 6 meses, com um reforço aos 12 meses. Em áreas de alto risco de ocorrência da doença, recomenda-se vacinar os bezerros a cada 6 meses, até a idade de 2 anos.
A leptospirose pode se manifestar em bovinos de três formas básicas. A forma aguda, na qual os animais, geralmente jovens, apresentam apenas febre, anorexia, hemoglobinúria (presença de hemoglobina na urina em excesso), podendo raramente ocorrer aborto.
Fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas. Manter ralos e vasos sanitários tampados com tampa pesada. águas da enchente ou do esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente.
Não há tratamento terapêutico eficaz para bovinos. Pode-se tentar transfusão de sangue e antibioticoterapia, visando conter as infecções secundárias.
Quais são os sintomas da Leptospirose?