O Que So Pontos Shu?

O que so pontos Shu

O Ponto Shu é um conceito fundamental na medicina tradicional chinesa (MTC) que se refere a pontos específicos no corpo humano que são utilizados para diagnóstico e tratamento de doenças. Esses pontos são considerados como pontos de acupuntura e são conhecidos por sua capacidade de regular o fluxo de energia vital, conhecida como Qi, ao longo dos meridianos do corpo.

As agulhas são deixadas no local por cerca de 20 a 30 minutos, durante os quais o paciente pode sentir uma sensação de relaxamento e bem-estar. Após a sessão, as agulhas são removidas e descartadas de forma segura.

Últimas Postagens

Além disso, os pontos Shu também podem ser utilizados para tratar desequilíbrios emocionais e mentais. Na MTC, acredita-se que as emoções desempenham um papel importante na saúde e no bem-estar. Portanto, estimular os pontos Shu relacionados a órgãos específicos pode ajudar a equilibrar as emoções e promover a saúde mental.

Ponto Ting (Poço): Os pontos Ting localizam-se nos ângulos ungueais dos dedos e dos artelhos (com exceção de R1 e CS9, que se situam na sola dos pés e ponta do dedo médio das mãos, respectivamente). São pontos de partida ou chegada do Qi, ou seja, local onde o Qi descende e ascende. Nos canais Yin correspondem ao Movimento Madeira e nos canais Yang ao Movimento Metal. Nesses pontos o Qi penetra no canal. São eles: F1, C9, CS9, BP1, P11, R1, VB44, ID1, TA1, E45, IG1, B67.

O que é: Ponto Shu

O que é: Ponto Shu

Essa incompatibilidade também ocorre em excesso de Yang do Coração. Da mesma maneira, na Técnica Convencional devem-se sedar os pontos C7 e BP3, que por serem pontos Fonte deveriam ser tonificados.

O Ponto Shu, assim como a acupuntura em geral, é considerado um tratamento seguro quando realizado por um profissional qualificado e utilizando agulhas estéreis descartáveis.

Links Úteis

Além do diagnóstico, os pontos Shu também são utilizados no tratamento de doenças e desequilíbrios. A acupuntura é uma das principais técnicas utilizadas para estimular esses pontos e restaurar o fluxo de Qi nos meridianos. Durante uma sessão de acupuntura, agulhas finas são inseridas nos pontos Shu específicos para promover a circulação de energia e estimular a cura.

A aplicação do Ponto Shu é realizada por um profissional especializado em acupuntura. Antes do procedimento, o terapeuta realiza uma avaliação do paciente para identificar os pontos de acupuntura mais adequados para o tratamento.

Seguindo o princípio dos Cinco Elementos, no Ciclo de Geração, no caso de Deficiência do Canal, escolhe-se o ponto correspondente ao Elemento “Mãe” para tonificá-lo. No caso de Excesso, escolhe-se o ponto correspondente ao Elemento “Filho” para sedá-lo. Como exemplo, podemos citar uma Deficiência no Canal do Fígado, que pertence ao Elemento Madeira, deve-se tonificar o ponto correspondente a esse Elemento na Água (que é a mãe de Madeira), ou seja, o ponto F8. No caso de Excesso desse mesmo canal, escolhe-se o ponto correspondente a esse Elemento no Fogo (que é Filho de Madeira), ou seja, seda-se o ponto F2.

Unidades:

Unidades:

Analisando a tabela acima, pode-se observar que existem algumas incompatibilidades relacionadas ao uso de alguns pontos da Técnica Convencional com os pontos Fonte de escolha. No caso de deficiência de Yin do Rim e deficiência de Yang do Rim, podemos observar que na Técnica Convencional, usa-se sedação de R3 e BP3, que são pontos Fonte (os quais deveriam ser tonificados). Já na Técnica Clássica não se observa essa incoerência, além de fazer uso de menos pontos com maior especificidade e simplicidade.

Com o passar dos séculos, a acupuntura se espalhou para outros países asiáticos, como Japão e Coreia, e posteriormente para o Ocidente, onde ganhou popularidade como uma terapia complementar e alternativa.

Destaques

A intenção desse trabalho foi divulgar essa técnica através de levantamentos bibliográficos e analisar as duas formas de utilização dos Cinco Pontos de Transporte, Técnica Clássica e Convencional, relacionando-as com o uso dos pontos Fonte na escolha dos pontos.

Os pontos Fonte são P9, IG4, E42, BP3, C7, ID4, B64, R3, CS7, TA4, VB40 e F3. Eles são usados principalmente para tonificar os órgãos Yin, pois o Qi dos pontos Fonte origina-se do Qi original (ancestral), que está relacionado aos órgãos Yin e Rins. (MACIOCIA).

O ponto Nascente nos Canais Yin correspondem ao elemento Madeira e os pontos Nascente nos Canais Yang pertencem ao elemento Metal. Assim, teremos que, nos canais Yin, os pontos Nascente são: F1, C9, CS9, BP1, P11 e R1; os pontos Manancial são: F2, C8, CS8, BP2, P10 e R2; os pontos Riacho são: F3, C7, CS7, BP3, P9 e R3; os pontos Rio são: F4, C4, CS5, BP5, P8 e R7; e os pontos Mar são: F8, C3, CS3, BP9, P5 e R10.

Receba Nossa Newsletter

Na MTC, acredita-se que o corpo humano é composto por uma rede de canais de energia chamados meridianos, que se conectam a órgãos e sistemas específicos. Esses meridianos são responsáveis por transportar o Qi, que é a força vital que sustenta a vida. Quando o fluxo de Qi é bloqueado ou desequilibrado, pode resultar em doenças e sintomas.

Nos canais Yang a energia Wei Qi (de defesa) encontra-se concentrada, por isso na presença de enfermidades o Xie Qi desvia-se para regiões próximas causando distúrbios em ossos e músculos ou pode alcançar as vísceras. Correspondem nos canais Yin ao Elemento Água e nos canais Yang ao Elemento Terra. São eles: F8, C3, CS3, BP9, P5, R10, VB34, ID8, TA10, E36, IG11, B40.

A técnica do Ponto Shu tem suas raízes na antiga China, onde a medicina tradicional chinesa se desenvolveu ao longo de milhares de anos. Acredita-se que a acupuntura tenha surgido há mais de 2.500 anos e tenha sido praticada inicialmente pelos chineses como uma forma de tratamento para diversas doenças e condições de saúde.

Veja também:

O Ponto Shu baseia-se na teoria dos meridianos e pontos de acupuntura. Segundo essa teoria, o corpo humano é percorrido por uma rede de canais de energia, chamados meridianos, por onde circula o Qi, ou energia vital. Quando há um desequilíbrio nesse fluxo de energia, surgem os sintomas de doenças e desconfortos.

A aplicação das agulhas nos pontos de acupuntura, incluindo os pontos Shu, tem o objetivo de desbloquear e regular o fluxo de energia nos meridianos, restabelecendo o equilíbrio e promovendo a saúde e o bem-estar.

Quais são os pontos Shu dorsais?

Os pontos Shu dorsais afetam diretamente o organismo e devem ser usados em doenças de Órgãos e Vísceras. ... Os pontos Mu estão situados na parte Yin do corpo (e por isso podem tratar doenças Yang); Os pontos Shu dorsais estão situados na parte Yang do corpo (e por isso podem tratador doenças Yin)”.

O que são pontos MU na MTC?

Os pontos Mu são pontos onde o Qi dos respectivos órgãos e vísceras (Zang Fu) fica coletado ou reunido. Por esse motivo são reativos na palpação.

Porque alguns pontos da auriculoterapia dói?

É normal sim. A orelha é um micro sistema e reflete a condição do nosso organismo, por isso é normal alguns pontos ficarem mais dolorosos do que outros. Se você esta com dor na região lombar, por exemplo, este ponto ou região da orelha ao ser trabalho com auriculoterapia vai estar mais dolorido.

Como aplicar a auriculoterapia?

Como é feita a auriculoterapia

  1. Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
  2. Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
  3. Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;

Como aliviar tensões emocionais?

Como aliviar tensões e dores:

  1. Aprenda a reconhecer situações de estresse. ...
  2. Crie o hábito de se alongar. ...
  3. Aprenda a meditar. ...
  4. Tenha um hobby. ...
  5. Faça alguma atividade física. ...
  6. Controle o uso dos eletrônicos. ...
  7. Invista em massagens. ...
  8. Faça compressas de água morna.