O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por: Dois rins; Dois ureteres; Não pare agora...
É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo.
O sangue filtrado sai dos rins pela veia renal, livre de excretas e rico em gás carbônico. De cada rim sai um tubo, os ureteres, que levam o produto da filtração e reabsorção (urina) até a um reservatório, a bexiga urinária, que tem por função armazenar a urina.
A formação da urina ocorre por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção. A formação da urina é um processo importante que ocorre nos rins, um dos órgãos que compõem nosso sistema urinário.
Como ocorre a excreção O nosso sangue contém muitas substâncias de que não necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - água em excesso, sais minerais, células mortas ou alteradas e resíduos das atividades celulares. Por isso têm de ser eliminadas.
Sabe-se que 95% da urina é água, 3% é ureia (composto que surge da quebra de proteínas somado a sódio, creatinina, potássio e cloro), mas há milhares de outros componentes em concentrações pequenas.