Resposta. A invasão descontrolada de construção irregular sem plano diretor de execução, abandono de propriedades, criação de garimpos irregulares e extração desenfreada e desmatamento e queimadas, enfim são vários os acontecimentos nocivos ao espaço rural.
Na área urbana as principais preocupações são com as hepatites A e E, com as parasitoses intestinais e doenças causadas por fungos. Na capital do Amazonas, o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto são de competência da concessionária Manaus Ambiental.
Alto índice de pobreza, falta de planejamento, expansão de áreas insalubres para moradia, mobilidade urbana ineficiente e um sistema público de saúde sucateado formam um contexto urbano marcado por condições precárias e carência de políticas públicas significativas.
A poluição na Amazônia altera as características da região, como o ritmo de crescimento das árvores mesmo essas estando em lugares remotos da floresta. ... A predominância de árvores jovens pode significar a redução da capacidade da floresta de retirar dióxido de carbono da atmosfera.
Além do aumento das emissões de gases poluentes à atmosfera que tem agravado o efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é considerado um dos fatores responsáveis pelas alterações no clima.
Os poluentes mais incidentes na atmosfera, em geral nas grandes metrópoles, estão relacionados à emissão de gases, tais como: monóxido de carbono (CO), com concentração média igual a 45%; dióxido de nitrogênio (NO2), aproximadamente 16%; dióxido de enxofre (SO2), proporcionalmente a 19%; hidrocarbonetos com 13% de ...