O Sol, é o que nos aquece e o que nos dá a luz, a sua energia faz que as plantas realizem a fotossíntese... e a Lua, ela foi a base para crianção de dias, noites, dos meses, também ela que ajuda no processo das marés.
Resposta. E a lua, porque sem ela, o dia seria mais longo, e a atmosfera seria mais quente.
Os movimentos do Sol e da Lua, os dois astros mais importantes para o ser humano, são acompanhados desde sempre, pois eles trazem efeitos importantes sobre a vida na Terra.
Planetas (oito conhecidos e Plutão, planeta anão), são astros errantes que, subordinados às leis de Kepler, giram em torno do Sol (que é atribuído como sendo o centro do sistema), Na ordem decrescente de suas distâncias ao Sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Veio da expressão grega “asteres planetai”, “astros que vagueiam”, ou “astros ambulantes”. A princípio, seu correspondente em latim era “stellae errantes”, “estrelas errantes”, e daí poderíamos imaginar um outro nome possível para “planeta”: “errante”.
Resposta. Isso se deve ao sentido da rotação de nosso planeta: como a Terra rotaciona em sentido leste, temos a impressão de que ao longo do dia ou da noite os astros se movem de leste para oeste, como se estivessem sendo "deixados para trás" pelo movimento da Terra.
A primeira foi a descoberta da aberração da luz em 1729 por James Bradliey. "Esse fenômeno é resultado de a luz e a Terra terem velocidade diferentes. A luz tem uma velocidade de 300 mil km/s e a Terra, de 30 km/s. Devido a essa aberração, as estrelas executam pequenas elipses ao longo de um ano.
Movimento aparente dos astros. É do conhecimento geral que a Terra roda em torno de um eixo imaginário, que une os dois pólos passando pelo centro. É devido a este movimento de rotação que temos o dia e a noite, ou que vemos o Sol nascer a Este e pôr-se a Oeste.