EQST

Quais So Os 2 Estilos Literrios Do Barroco Explique?

Quais são os 2 estilos literários do barroco explique?

Na literatura brasileira, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601. No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". ... Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

Qual o estilo que antecedeu o Barroco?

Resposta. Foi o Quinhentismo no Brasil. A época em que teve "A carta" de Pero Vaz de Caminha. O Quinhentismo corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI.

O que são estilos epocais?

Toda a produção literária foi dividida didaticamente em “Eras ou Épocas”. Na Literatura de Portugal, as Eras são classificadas em: Medieval, Clássica e Moderna, sendo que dentro de cada uma há um conjunto de movimentos literários. ...

O que vem depois do barroco?

Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo/Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Qual a diferença entre o barroco e o Renascimento?

Barroco - forma de expressão artística que nasceu na Itália, entre os XVII e XVIII. ... Nesta lógica, os grandes artistas produziam quadros e pinturas com tons provocativos e exagerados (ligados à religiosidade). Renascimento - esta expressão artística que nasceu entre os séculos XV e XVI, na Itália.

O que é mais importante no estudo do barroco?

As principais características do Barroco Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Qual era a angústia vivida pelo homem no período do barroco?

A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após arrojar-se nos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino. Assim, ora ajoelha-se diante de Deus, ora celebra as delícias da vida.

Qual é o maior representante do barroco brasileiro?

Gregório de Matos

Quem foi principal representante do barroco brasileiro Escreva sobre suas obras?

Barroco no Brasil O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.

Quem é o principal representante do barroco no Brasil e qual era sua Matéria-prima?

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.

Quem são os dois principais autores da literatura barroca brasileira?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Quais autores e obras barrocas Destacaram-se em Portugal?

Autores e Obras Os principais autores do barroco português foram: Padre Antônio Vieira (1608-1697): Sermão de Santo António aos Peixes (1654), Sermão da Sexagésima (1655), Sermão do Bom Ladrão (1655). Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Pão Partido em Pequeninos (1694), Luz e Calor (1696), Nova Floresta (1706).

Quais autores barrocos tiveram mais destaque?

Quais autores Barrocos tiveram mais destaque?

  • BENTO TEIXEIRA. Iniciador do Barroco no Brasil, autor de Prosopopéia.
  • GREGÓRIO DE MATOS. O Boca do Inferno; poeta maior do Barroco brasileiro.
  • PADRE ANTÔNIO VIEIRA. Maior orador sacro de nossa literatura.
  • MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA.

Qual o contexto histórico do barroco em Portugal?

O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).

Quais as principais características do barroco em Portugal?

► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.

Qual a diferença entre o barroco europeu e brasileiro?

No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.

Qual é a maior figura do barroco do Brasil e de Portugal?

Padre Antônio Vieira

Qual o escritor mais expressivo do barroco no Brasil e em Portugal na prosa?

Gregório de Matos

Por que o barroco brasileiro possuía características diferentes do barroco português?

O Barroco que chegou ao Brasil tinha as características do pensamento artístico de Portugal, em que as obras eram retratadas com o luxo e pompas da corte. A realidade brasileira, entretanto, era outra. A lavoura da cana de açúcar, a mão de obra escrava e a perseguição dos povos nativos eram as atividades do cotidiano.

Quais os temas que o barroco aborda com maior frequência?

Resposta. Os principais temas abordados no Barroco é o antropocentrismo x teocentrismo, perdão x pecado, morte x vida, religiosidade, etc.