As principais placas tectônicas são:
O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.
Círculo de Fogo é como se denominam as regiões de maior incidência de vulcões no planeta. Existe uma relação concreta entre os vulcões e os contornos das placas tectônicas, pois as fraturas resultantes dessas deformações podem facilitar o aparecimento de vulcões.
Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico.
Os vulcões são compostos de quatro partes:
O aparelho vulcânico é constituído por estruturas principais: câmara magmática; chaminé vulcânica; cratera vulcânica e cone vulcânico. Temos ainda os materiais expelidos pelos vulcões (lava, piroclastos e gases).
O edifício vulcânico é a montanha ou estrutura que formam o vulcão. Já a cratera é a “boca” do vulcão onde o material entra em contato com a superfície. A chaminé vulcânica é caminho por onde o magma em estado líquido ou semilíquido passam até atingir a cratera.
Os vulcões são grandes estruturas geológicas que correspondem a uma fissura na superfície terrestre. A sua formação ocorre por meio do choque das placas tectônicas, que são blocos rochosos que se encontram sobre o magma, formando a litosfera.
As ilhas vulcânicas são aquelas formadas pela consolidação do material magmático em regiões oceânicas através da atividade de vulcões marinhos ou pelos diferentes contatos entre placas tectônicas.