Sheldon dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: Endomorfia (endomorfo), Mesomorfia (mesomorfo) e Ectomorfia (ectomorfo), definindo determinadas características físicas que as diferenciam entre si.
A fisiologia estuda o funcionamento do organismo, sendo então muito importante na fisioterapia, pois está relacionada com o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de disfunções cinéticas funcionais de sistemas e órgãos. ... Pode-se dizer, resumidamente, que ela estuda o funcionamento do organismo.
A fisiologia humana está fortemente vinculada aos estudos de anatomia. Mas a anatomia é o estudo da forma, enquanto a fisiologia é o estudo da função. Devido à frequente conexão entre forma e função, fisiologia e anatomia são estudados de forma conjunta no currículo médico.
O curso tem como objetivo o estudo do corpo humano e das suas reações ao exercício físico. Dessa forma, um professor que tem conhecimento na área é capaz de desenvolver treinamentos mais especializados e efetivos, que respeitem as complexidades e individualidades das estruturas corporais.
O estudo da bioenergética permite entender como a capacidade para realizar trabalho (exercício) está dependente da conversão sucessiva, de uma em outra forma de energias.
Formação Básica Ensino Superior em Educação Física, Esporte, Medicina, ou Fisioterapia, complementado por uma Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina Esportiva. Algumas destas especializações só atendem a Médicos, mas várias já atendem também a outros profissionais da área da Saúde.
Um Fisiologista (exceto Médico) Júnior ganha em média R$ 5.
Um fisiologista do exercício é um profissional de saúde que se especializa nos benefícios da saúde do corpo, ajudando os pacientes a obterem mais qualidade de vida, ou para tratar pacientes com uma condição médica através do exercício.
Quanto à formação acadêmica, o fisiologista pode ser formado em um dos vários cursos das áreas da saúde, como medicina, biomedicina, fisioterapia, educação física e nutrição, entre outros, cursos que possuem em sua grade curricular as disciplinas de anatomia, bioquímica e, principalmente, fisiologia humana.
Na prática, o biomédico fisiologista voltado à prática de esportes atua na captação e estudo de dados clínicos para detectar e mensurar a probabilidade de uma atleta profissional ou praticante de atividade física apresentar problemas fisiológicos a curto, médio e longo prazo.
Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses privados, em detrimento do bem comum.