Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações).
A situação líquida negativa ocorre quando o total de bens mais direitos for menor do que o total das obrigações, e nesse caso a situação líquida é chamada de situação líquida negativa, situação líquida passiva, situação líquida deficitária ou passivo a descoberto.
As informações de natureza financeira demonstram as movimentações de receita e despesa das organizações. As receitas podem ocorrem em função de vendas, prestação de serviços ou recebimentos de juros sobre aplicações financeiras.
Entidades econômico–administrativas são organizações que têm como elementos indispendáveis: patrimônio, trabalho e administração. ... Econômicas: são as que têm a riqueza como meio e fim, e têm como objetivo aumentar seu patrimônio, obtendo lucro. São as empresas mercantis, industriais e prestadoras de serviços.
Aziendas com fins socioeconômicos: São as entidades criadas com a ideia de desenvolver o crescimento econômico delas mesmas. Para isso, geralmente prestam um tipo de serviço específico para seu público-alvo. Em contrapartida, seus sócios adquirem benefícios através do montante adquirido pela azienda.
A distinção entre atividade e finalidade é então fundamental. Em nenhum momento o novo Código Civil indica que a associação não pode ter "atividade" econômica. Menciona-se apenas "fins" econômicos.
A entidade econômica é uma empresa, isto é, trata-se de uma atividade econômica organizada como unidade e que se baseia na propriedade dos recursos.
Associação é uma organização sem fins lucrativos caracterizada pela união de pessoas físicas (CPF) ou jurídicas (CNPJ) com o objetivo de conquistar benefícios e desenvolvimento mútuo para o segmento que representam. ... Desse modo, inúmeras configurações de grupo podem ser considerados associações.
Para constituir uma associação é necessário que haja a manifestação livre e consciente da vontade de pelo menos duas pessoas de associarem-se.