Utilizar forro de PVC, madeira ou gesso é ideal para esconder imperfeições do telhado. O forro de gesso é um dos mais indicados para telhados de zinco , a instalação de um alçapão vai permitir a entrada de ventilação e amenizar o calor.
A melhor opção para isolamento é a lã mineral. É conhecida como uma das melhores auxiliares para isolamento em condições climáticas diferentes. Pois não possuem substâncias tóxicas e promovem o fim de vapores no ambiente.
Preferencialmente a instalação deve ser feita entre os "caibros" e as "ripas", tratando-se de um telhado de estrutura de madeira coberto com telhas de encaixe, ou entre as "terças" e as "telhas", quando o telhado for coberto por telhas de fibrocimento ou metálica.
Aplicar um primer, que é uma tinta de ligação, entre a manta e o local onde ela será aplicada. Aguardar o tempo indicado pelo fabricante. Quando o primer estiver seco, desenrolar a manta, que tem 1 m x 10 m, do ponto mais baixo para o mais alto. Com o maçarico, colar a manta na base.
Manta asfáltica Ela é mais indicada para ambientes que ficam expostos às altas temperaturas constantemente. Além disso, a manta asfáltica garante proteção e impermeabilização do telhado tanto contra umidade quanto contra os raios UV, podendo até ser usada em piscinas para evitar infiltrações.
Para garantir conforto térmico aos ambientes, uma boa opção é a instalação de uma manta térmica para telhado, um material que, quando aplicado à cobertura de uma edificação, evita que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção.
A manta térmica é um equipamento que com o auxilio de calor promove a queima de gordura localizada, além de diminuir a celulite, através dos infravermelhos transmitidos pela manta térmica indo além da camada da pele facilitando a quebra das células adiposas.
O alumínio presente na manta reflete o calor que vem das telhas. Por ser um material impermeável, ele impede também a entrada de toda forma de ar, seja quente ou frio, além de barrar a umidade.
A solução pode ser aplicada, inclusive, em telhados já existentes, sem a necessidade da retirada das telhas. Nesse caso, as faixas da manta deverão ser fixadas em paralelo à cumeeira, sempre iniciando pela parte mais alta da cobertura.
Deve ser posicionada entre os caibros e as ripas. Após a colocação de todos os caibros, a manta é estendida no sentido transversal aos caibros– começando do beiral em direção à cumeeira (de baixo para cima).
Há várias formas de instalar uma manta nos telhados:
As faixas da manta térmica devem ser fixadas paralelamente à cumeeira, começando pela parte mais alta do telhado. A fixação deve ser feita com grampos ou pregos. Cubra toda a superfície, sobrepondo 10,0cm nas emendas, estas devem ser unidas por fita adesiva específica.
APLICAÇÃO: Ao fazer a fixação, comece retirando um pequeno pedaço da película da manta e colando no local correto. A dica é ir puxando o resto da película aos pouquinhos e fazendo a colagem de forma bem fixa, pressionando com os dedos e utilizando a espátula para ajudar no processo.
Então, acompanhe este post com 5 dicas infalíveis para combater o calor excessivo e garantir o frescor da sua casa em grande estilo!
Quais são os materiais usados como isolante térmico?
Todos sabem também que as cores mais escuras tendem a reter mais calor e com isso esquentar mais o ambiente. Por isso, uma boa dica é fazer a pintura das telhas de Fibrocimento, optando por cores claras como o branco e o bege.