Hipoxemia, bradicardia e apneia no intraoperatório são complicações que podem ser originadas pela excessiva flexão cervical durante a punção lombar, bloqueio muito alto ou ainda sedação profunda.
A anestesia geral age sedando uma pessoa profundamente, de forma que se perde a consciência, a sensibilidade e os reflexos do corpo, para que sejam realizadas cirurgias sem que se sinta dor ou desconfortos durante o procedimento.
Para perder o medo da anestesia uma boa ideia é fazer o que nós, médicos anestesistas, chamamos de consulta pré-anestésica. Nessa consulta o anestesista faz uma entrevista sobre a sua saúde e examina o paciente, verifica os resultados dos exames laboratoriais e de imagem.
Geralmente, a cirurgia bariátrica é acompanhada de anestesia raquidiana ou peridural, associadas à anestesia geral, junto à administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea.
A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, por ser menos invasiva, normalmente não necessita de anestesia regional no neuroeixo. Infiltração com anestésicos locais na ferida operatória associada a analgesia multimodal possui um efeito satisfatório.
O seu jejum se inicia 8 a 12 horas antes do horário da cirurgia. Lembre-se de que não pode tomar nem água. Por isso, é muito importante a manutenção do soro na veia do braço ou da mão , principalmente para assegurar a sua hidratação.