AS CARGAS QUE ATUAM SOBRE O CORPO HUMANO SÃO: TENSÃO (TRAÇÃO), COMPRESSÃO, FLEXÃO (INCLINAÇÃO), CISALHAMENTO, TORÇÃO E FORÇAS COMBINADAS. TENSÃO: É UMA FORÇA DE TRAÇÃO QUE CRIA TENSÃO NO OBJETO SOBRE O QUAL É APLICADA.
É definida como sendo a resistência interna de um corpo qualquer, à aplicação de uma força externa por unidade de área, ou seja, é a força por unidade de área.
INTRODUÇÃO: O comprimento muscular pode ser inferido através da determinação da relação comprimento-tensão do músculo. Essa relação é tradicionalmente investigada por meio da medida do torque máximo produzido pelo músculo e do ângulo em que esse torque é gerado.
Insuficiência ativa – incapacidade de contração muscular. Insuficiência passiva – músculo não pode mais ser alongado. retofemoral e ↓ insuficiência passiva e coativação isquiotibiais.
A força de cisalhamento pode ser equilibrada por um deslocamento oposto do componente perpendicular da gravidade, pois isto cria um torque flexor em torno do eixo da articulação do joelho, pela fricção que ocorre entre as superfícies articulares, ou pela força de compressão criada em ligamentos articulares tensos.
A secção transversa fisiológica é a soma total de todas as secções transversas de fibras no músculo, medindo a área perpendicular na direção das fibras.
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região. As contrações do músculo estriado cardíaco são involuntárias, ou seja, acontecem independentemente do nosso controle.