Monossacarídeos de importância biológica Alguns monossacarídeos têm papel essencial à vida, por exemplo, a ribose está inserida na molécula de RNA; a desoxirribose na molécula de DNA; glicose é a principal fonte de energia para nossas células; frutose, encontrada nas frutas, também é fonte de energia, entre outros.
→ Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.
Os dissacarídeos são uma forma simples de açúcar, composta por dois monossacarídeos ligados, dos quais existem três: glicose, frutose e galactose. ... Eles também podem ser formados por dois dos mesmos monossacarídeos que se ligam, e a maltose, por exemplo, é um par de moléculas de glicose.
Os três dissacarídeos mais conhecidos são: sacarose, maltose e lactose.
Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose: n glicose → Celulose + (n-1) H2O.
Polissacarídeos
São exemplos de polissacarídeo, dissacarídeo e monossacarídeo, respectivamente: a. glicogênio, frutose e ribose.
Oligossacarídeos – São compostos formados por 3 até 10 unidades de monossacarídeo. Polissacarídeos – São compostos formados por mais de 10 unidades de monossacarídeos.
Dissacarídeos: reunião de duas hexoses, são eles a sacarose, lactose e maltose. Necessitam de digestão com a participação de enzimas para entrar na célula. Polissacarídeos: Formados por grande número de moléculas de monossacarídeos, são eles o amido, glicogênio, celulose e quitina.
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
Os carboidratos podem ser classificados em oses ou monossacarídeos e em osídeos, que envolvem os oligossacarídeos e os polissacarídeos.
Dez alimentos ricos em carboidrato e os benefícios deste...
Frutas e vegetais com baixo teor de carboidrato Abobrinha, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, repolho, couve flor, espinafre, nabo, pepino, abóbora e tomate; Abacate, morangos, framboesa, amora, mirtilos, pêssego, cereja, ameixa, coco e limão.
Frutas e legumes low carb Legumes e verduras: abobrinha, brócolis, couve, couve-flor, cogumelos, almeirão, chicória, aipo, agrião, acelga, rúcula, pimentão, aspargos, berinjela, espinafre, pepino, quiabo, chuchu, vagem, escarola, alho-poró, escarola e alface.
Na Fase Low Carb, nem mesmo beterraba e cenouras cruas poderão ser consumidas, porque mesmo sendo ricas em fibras, elas tem algum amido que vai atrapalhar o seu emagrecimento.