O canibalismo é uma relação ecológica que pode ser classificada como intraespecífica desarmônica. Isso quer dizer que, em casos de canibalismo, organismos de uma mesma espécie relacionam-se, de modo que algum dos envolvidos é prejudicado.
Parasitismo é uma relação ecológica interespecífica e desarmônica. Nessa interação observamos uma espécie comportando-se como parasita e outra como hospedeiro, sendo essa última fundamental para a sobrevivência do parasita.
A protocooperação ou mutualismo facultativo é um tipo de relação ecológica em que os organismos envolvidos são beneficiados com a interação, porém não são prejudicados com o seu fim. ... Existem ainda as interações que envolvem apenas indivíduos da mesma espécie e aquelas que envolvem indivíduos de espécies diferentes.
O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada. Nenhum ser vivo é capaz de viver isolado no meio sem interagir com indivíduos de sua mesma espécie ou com indivíduos de espécies diferentes.
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), promovendo a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos demais ...
A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem.
Um exemplo de relações interespecíficas é a herbivoria, na qual um animal se alimenta de partes vivas dos vegetais, sendo bom para o animal, mas prejudicial para as plantas. ... Um exemplo de mecanismo de defesa físico é a presença de espinhos, o que dificulta a coleta de partes vegetais.
Principais pontos. Predação é uma interação na qual um organismo, o predador, come parte ou todo o corpo de um outro organismo, a presa. Herbivoria é uma forma de predação na qual a presa é uma planta. Populações de predadores e presas influenciam mutuamente a dinâmica umas das outras.
A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, que competem por recursos disponíveis no meio, como água, luminosidade, alimento, espaço físico etc. ... Nesse fenômeno, indivíduos de uma espécie marcam seu território, impedindo que outros indivíduos da mesma espécie invadam esse espaço.
Imagine a savana africana com sua grande quantidade de zebras e gnus, ambas as espécies são herbívoras e, portanto, competem pelo mesmo recurso. O mesmo ocorre com leões e hienas, que se alimentam de animais herbívoros. Nesses dois casos, temos exemplos de uma competição interespecífica.