Para que possa identificar essa planta, é preciso saber que ela é uma suculenta rasteira, com pequenas folhas carnudas, ovais, de um verde brilhante. Os caules, roxo-amarronzados se ramificam e a planta cresce, rastejando pelo chão. Tem pequenas flores amarelas. É uma planta selvagem, considerada erva daninha até.
A planta é idêntica, mas as flores, ao contrário da beldroega tradicional, são vistosas, coloridas e enormes. Aliás, podem ser amarelas, brancas, rosadas, roxas ou lilases. A que eu tenho é branca, e como sua parente onze-horas, só abre a flor no meio da manhã. Aliás, a onze-horas é muito parecida, porém diferente.
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida pode suportar períodos de seca, mas os ramos e as folhas terão melhor qualidade e sabor se não faltar água.
Tem propriedades diuréticas, analgésicas e anti-inflamatórias. Assim como todas as plantas medicinais, a beldroega possui propriedades terapêuticas que podem ser úteis em diversos momentos. Ela atua, por exemplo, como diurético natural, eliminando as toxinas dos rins e garantindo a limpeza do organismo.
Chás. Como já vimos, a planta traz muitos benefícios para a saúde, portanto suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ser aproveitadas com o consumo do chá de beldroega. Para isso, basta fazer uma infusão de 50 g a 100 g da erva em 1 litro de água.
A beldroega, Portulaca oleracea, também é popularmente conhecida por caaponga, onze-horas, portulaca, verdadeira beldroega, verdolaga e beldroega-da-horta.
A beldroega pode ser usada na culinária para compor saladas, sopas e guisados, além de poder ser acrescentado em receitas de sucos verdes e vitaminas.
O gênero Portulaca, ao qual pertencem as plantas que recebem o nome de onze-horas, contam com mais de 100 espécies, a maioria ornamentais, mas existem também as comestíveis, chamadas de PANC (plantas alimentícias não convencionais), que é o caso da beldroega (foto abaixo).
A beldroega é uma planta rica em ômega 3 e minerais como ferro e potássio. ... A beldroega é uma hortaliça suculenta que pode ser usada em saladas, refogados ou assados. Com um sabor marcante, o alimento é fonte de diversos nutrientes, sendo uma opção positiva par aqueles que buscam um cardápio .
Essa plantinha tem sido usada como um remédio natural que funcionaria como analgésico, anti-hemorrágico, tônico, diurético e também no auxílio ao tratamento para artrite, dores de cabeça e problemas nos dentes e nas gengivas, segundo o site Cura pela Natureza.
Modo de preparo: Coloque as folhas no liquidificador, o leite e bata até a mistura ficar mais homogênea possível. Caso queira, adoce com mel e consuma na sequência. Para um tratamento eficaz, tome essa bebida deve diariamente, apenas uma vez por dia e em um período de, no máximo, dez dias.
O matruz, conhecido cientificamente como Dysphania ambrosioides e também chamado de erva-de-santa-maria é um excelente remédio caseiro contra vermes porque tem ação vermifuga. 250 ml de água fervente; 1 colher de sopa de folhas e sementes de mastruz.
Infusão de mastruz:colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.
Mastruz para cachorro faz bem ou mal? Segundo a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), o mastruz (conhecido em inglês como epazote ou wormseed) é considerado tóxico principalmente para cachorros, gatos e cavalos, podendo provocar vômito e diarreia.
Nas gastrites agudas causadas por álcool ou medicamentos e nas gastrites causadas pela bactéria HP, tratamentos de uma a duas semanas são habitualmente suficientes. Pacientes mais sintomáticos, no entanto, podem ter a necessidade de tratamentos mais longos, com cerca de um a dois meses.
Remédios para Gastrite
"Couve, bertalha, rúcula e os alimentos verde escuros são ótimos porque alcalinizam o pH do estômago e equilibram a acidez", diz. Ela também indica uma alimentação mais simples, como arroz, feijão, grãos, peixe ou frango.
Para evitar os efeitos ruins da digestão dos grãos de feijão, você pode aproveitar o caldo que surge no preparo desse alimento, lembrando de utilizar temperos suaves. O feijão possui vitaminas e fibras que podem ser encontradas também no caldo, o que é ótimo para a saúde do sistema digestivo como um todo.