As lesões torácicas mais importantes incluem:
Alguns traumas torácicos colocam o paciente em risco de morte. Entre eles estão: tórax instável, tamponamento cardíaco, pneumotórax aberto, obstrução da via aérea e hemotórax maciço.
O traumatismo (do grego traûma: "ferida") é uma lesão ou ferida mais ou menos extensa, produzida por ação violenta, de natureza física ou química, externa ao organismo. O termo "traumatismo" refere-se às consequências locais e gerais do trauma para a estrutura e o funcionamento do organismo.
Hemotórax é o acúmulo de sangue no espaço pleural. (Ver também Visão geral do trauma torácico.) A causa usual de hemotórax é laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Pode resultar de trauma penetrante ou fechado.
Hemotórax é um acúmulo de sangue entre o pulmão e a parede torácica.
Nos pacientes com fratura de costela, o hemotórax é mais comum quando a fratura é deslocada. É comum haver pneumotórax concomitantemente a hemotórax. O hemotórax não traumático ocorre raramente. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a causa mais frequente de pneumotórax secundário.
Presença de líquido, geralmente seroso e não inflamatório, numa ou nas duas cavidades pleurais, na maioria dos casos por insuficiência cardíaca.
O hidropneumotorax é um termo médico genérico utilizado para designar um quadro clinico radiológico caracterizado pela presença de líquido e ar no espaço pleural, ou seja, no espaço compreendido… O que é hidropneumotorax?
O empiema pleural é o líquido pleural de aspecto purulento e/ou com identificação de bactérias, seja pelo Gram ou cultura. Quando, na prática clínica, você encontrará um paciente com empiema? Paciente com febre e tosse produtiva.
O derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido no espaço pleural (o espaço entre as duas camadas da membrana fina que reveste os pulmões).
O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, podendo acontecer devido a problemas cardiovasculares, respiratórios ou auto-imunes, como o Lúpus, por exemplo.
É incomum o derrame pleural ser uma causa de morte, visto que o tratamento dessa condição é bastante simples e eficaz. O risco de morte é mais relacionado ao problema que originou o derrame.
Se o líquido for claro e aquoso, as causas podem estar relacionadas a condições externas ao pulmão. Já a presença de pus ou sangue tende a indicar infecções, inflamações ou até mesmo tumores na região. A causa de um derrame pleural pode ser simples e facilmente tratável, mas também pode revelar problemas mais graves.
A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).
Uma vez que o excesso de líquido nos pulmões dificulta a respiração e diminui a entrada de oxigênio no organismo, a água no pulmão pode colocar a vida em risco sendo, por isso, aconselhado ir rapidamente ao pronto-socorro quando surgirem sintomas como muita dificuldade para respirar, chiado ao respirar ou tosse ...
Por definição, derrame pleural maligno é aquele no qual se detecta a presença de células neoplásicas malignas no líquido pleural ou na pleura parietal. Esse fato confirma a ocorrência de doença disseminada e sugere uma expectativa de vida reduzida em pacientes com câncer.
Os sintomas do mesotelioma pleural podem incluir:
Os principais sintomas são:
A expectativa de vida após a descoberta do câncer de pulmão varia entre 7 meses à 5 anos, dependendo de vários fatores, como estado geral de saúde, tipo de câncer pulmonar e início do tratamento.
Sinais e sintomas do câncer de pulmão Tosse que não passa ou piora com o tempo. Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão. Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada. Dor no braço ou no ombro.
Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.