O governo consegue avaliar os resultados de sua política fiscal sob diversos aspectos, entre eles, a qualidade dos gastos públicos e o bem-estar da população em geral. A política fiscal de um país ainda pode ser subdividida em dois tipos: Expansionista; e. Contracionista.
A política econômica de um país se subdivide em instrumentos. No Brasil, são três instrumentos principais: a política cambial, a política monetária e a política orçamentária. Cada um desses instrumentos aborda um determinado ponto da economia do país e juntos determinam os rumos econômicos da nação.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.
Questão N°11 Quando o governo faz política econômica, ele está preocupado com quatro tipos de metas, e, para atingir esses. ... Preocupada com problemas econômicos de curto prazo, como a geração de. emprego e o controle dos preços;lll. Também chamada de política de estabilização.
"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.
O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos.
Para diminuir o multiplicador monetário o Banco Central pode aumentar a taxa de juros, diminuindo a procura das pessoas por créditos ou instituir uma taxa de compulsório, essa taxa determina a parcela dos depósitos que os bancos não podem emprestar, diminuindo a oferta de moeda e afetando o multiplicador bancário.
Onde a Drenagem é o percentual de dinheiro que as pessoas querem manter fisicamente e a Taxa de reserva preferida é a soma da Taxa de Reserva e a Taxa de reserva excedente do banco. Este número multiplicado pelo depósito inicial mostra a quantidade máxima em que o dinheiro pode ser expandido.
O multiplicador monetário é uma ferramenta utilizada pelos bancos para ampliar a oferta de moeda em uma economia. ... Ele pode emprestar uma parte deste dinheiro, fomentando o crédito da economia. O valor que o banco pode emprestar depende da taxa compulsória, estabelecida pelo banco central.
Quando o banco central decide reduzir a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser aumentada e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional. Comprando esses activos dos bancos, o banco central esta, efetivamente, a fornecer moeda à economia, logo, a taxa de juros diminui.