Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro.
Anticódon é a denominação dada a cada trinca de nucleotídeos complementares às tríades de nucleotídeos encontrados no RNAm (códons ou codão). ... A cada três nucleotídeos então, determina-se um códon, que vai corresponder a um aminoácido (código genético).
ANTICÓDON - Grupo de três nucleotídeos do RNA transportador. Durante a síntese de proteínas pareia com um códon complementar do RNA mensageiro. ... CÓDON - Trinca de nucleotídeos que codifica um aminoácido de uma proteína.
o anticodon é encontrado no RNA transportador... E o códon é encontrado no RNA mensageiro...
Tabela do código genético A leitura do da tabela é bem simples. Devemos procurar o códon na tabela e identificar qual aminoácido ele codifica. A formação das proteínas só terá início a partir do momento em que houver o códon iniciador. Sendo assim, sem ele, o processo de tradução do RNA-m não começa.
Em uma das extremidades do filamento RNA - t aparecem as bases CCA e em uma das curvas há um trio e bases que varia de um transportador para o outro, esse trio é chamado de anticódon e é por meio deles que o RNA- t se encaixa nos códons de RNA- m.
Código genético é a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. ... É nele que está toda a informação que rege a sequência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos.
Cada códon, formado por três letras, corresponde a um certo aminoácido. A correspondência entre o trio de bases do DNA, o trio de bases do RNA e os aminoácidos por eles especificados constitui uma mensagem em código que passou a ser conhecida como “código genético”.
Entende-se por Código Genético essa relação entre as bases nitrogenadas (que compõem os ácidos nucléicos) e os aminoácidos (que compõem uma proteína). A molécula de DNA é composta por monômeros, chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo contém uma base nitrogenada, que tem a função de compor o código genético.
Os códons em um RNAm são lidos durante a tradução, começando com um códon de início e continuando até que um códon de parada é alcançado. Os códons de RNAm são lidos de 5' para 3', e especificam a ordem dos aminoácidos em uma proteína da região N-terminal (metionina) para a C-terminal.