A endodontia está diretamente relacionada com o tratamento de cáries. Isso porque o paciente que tem uma cárie e não faz o tratamento adequado, corre o risco de sofrer danos mais sérios na saúde bucal e, em decorrência disso, surgir a necessidade de uma intervenção endodôntica.
Quando o tratamento endodôntico é indicado? O tratamento endodôntico pode ser indicado sempre que houver algum tipo de lesão, trauma ou fratura nas partes mais internas do dente, como uma inflamação da polpa dentária ou até uma agressão, como uma pancada.
Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano.
A duração do tratamento depende da técnica a utilizar e do tamanho e localização dos diastemas existentes. Normalmente, o tempo de tratamento varia de 12 a 36 meses, implicando em cada mês uma consulta para controlo e ativação do aparelho.