Saiba reconhecer os principais sintomas da insuficiência venosa crônica
insuficiência venosa crônica se caracteriza por uma lesão nas veias da perna que não permite que o sangue flua normalmente.
A causa do problema pode ser as varizes pélvicas. Os especialistas explicam que a doença é caracterizada por vasos ou veias dilatados próximos ao útero, ovários e trompas, que atrapalham o retorno venoso, inflamam e causam dores intensas.
Obviamente, tratando-se de varizes nas pernas e circulação venosa, o indicado é que se pratique um exercício ou atividade física que tonifique os músculos das pernas e coxas, como já mencionei antes, porém, não existe um exercício que seja melhor ou pior. Corrida, bicicleta, hidroginástica… são ótimos exercícios.
Se você tem varizes e quer realizar exercícios de musculação não há contra indicação. Porém é importante ressaltar que o exercício não vai diminuir as veias.
Caminhada A prática de caminhada é um dos principais recursos para auxiliar nos problemas vasculares, sendo um dos melhores exercícios para varizes nas pernas. Além de ser um exercício fácil de realizar, ele possui baixo impacto, fortalecendo também os músculos da panturrilha e tonificando toda a região das pernas.
Musculação. A musculação também é uma ótima opção para evitar ou se livrar das varizes. Se você gosta de ir à academia, dê mais preferência às repetições do que ao excesso de carga, com exercícios que estimulem a panturrilha. Dito isso, o ideal é evitar os exercícios que exijam muito esforço.