A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica e, por esse motivo, conhecida como memória não volátil. Ela funciona como complemento da memória principal para guardar dados.
Característica da memória secundária É memória não-volátil. Os dados são armazenados permanentemente mesmo se a alimentação for desligada. Ela é usada para o armazenamento de dados em um computador. Computador pode funcionar sem memória secundária.
A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.).
Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. ... Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente.
Existem dois tipos de memórias: RAM e ROM. A memória RAM (Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas.
Confira os tipos de memória:
As memórias semicondutoras comerciais ou utilizados em circuitos dedicados subdividem-se em dois grandes grupos: as memórias de acesso aleatório, RAMs, para as quais, os dados são lidos ou escritos em qualquer ordem pelo mesmo tempo, e as memórias ROM que são de apenas leitura.
O termo ROM, a rigor, serve para diferenciar uma memória que só pode ser lida, e nunca escrita, de uma que tem caráter randômico: permite que dados sejam escritos, lidos e apagados sem problemas. Portanto, surgiu como forma de diferenciar da RAM, que por sua vez, refere-se à “memória de acesso randômico”. ...
Há, essencialmente, duas categorias de memórias: ROM (Read-Only Memory), que permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia; e RAM (Random-Access Memory), que permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.
A memória RAM, como já explicamos, é um tipo de memória volátil que serve para rodar aplicações depois que o computador já está ligado, e cujas informações são perdidas depois do desligamento da máquina. Já a memória ROM é algo completamente diferente, pois se refere a um tipo de memória quase permanente.
O que é memória ROM? A RAM é uma memória voltada para a leitura e escrita, mas a ROM é uma memória voltada apenas para leitura (Read Only Memory, memória exclusiva de leitura). Os dados armazenados na ROM não podem ser alterados, ou pelo menos não facilmente, ou rapidamente.
Vale ressaltar de que a memória ROM é a primeira a ser iniciada juntamente com o computador e que dela nada pode ser apagado. A memória cache é uma memória auxiliar dedicada para cada hardware especifico (placa de video, processador, etc...), é uma memória de armazenamento temporário.
A memória é um armazenamento volátil, o que significa que ao desligar o computador, os dados desaparecem. Para obter mais informações sobre a função da RAM, leia aqui. O armazenamento (um disco rígido ou uma unidade de estado sólido) armazena os dados a longo prazo para acesso permanente.
Já o armazenamento refere-se ao espaço que existe em seu disco rígido para guardar os arquivos e programas. A memória é volátil, ou seja, cada vez que o computador é desligado, o que estava alocado nela se perde. O espaço de armazenamento, não —ele é físico e, uma vez gravado, só se perde se for apagado por você.
Já nos celulares com 32GB, o espaço liberado para armazenamento pode ser de 25GB. Em outras palavras, quanto menor a quantidade de memória do celular, mais impacto terá o armazenamento disponível para o usuário. Pois há bastante diferença entre 32GB e 25GB quando se trata de espaço para instalar aplicativos.
A memória externa tem a mesma função da memória interna: armazenar todo tipo de arquivo do smartphone. A diferença é que é possível retirá-la do aparelho a qualquer momento.
A memória RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) é um hardware de armazenamento randômico e volátil de memória. Isto significa que esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado.
A Memória de Acesso Aleatório (RAM, do inglês, Random Access Memory é a memória de curto prazo do computador.
A função da memória RAM é permitir que o processador tenha acesso imediato aos dados que deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta das solicitações. Quanto maior a memória RAM, maior sua “capacidade de trabalho”. Ao executar um app ou game no seu celular, por exemplo, ele é carregado na RAM.
Em inglês, a sigla RAM significa “random access memory”, que traduzindo ao pé da letra seria “memória de acesso aleatório”. A memória RAM é responsável por dar agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. Sem ela, qualquer programa e aplicativo iria funcionar muito lentamente.
A memoria ram serve para guardar arquivos temporários, para otimizar a busca e execução de arquivos e programas no disco rígido. Porém, ela é classificada como volátil, pois a cada desligamento ela "esquece" esses arquivos.
A maioria dos usuários entende que quanto mais memória RAM, maior a capacidade de processamento de dados do computador. ... Funciona da seguinte maneira: quando um programa necessita de um dado armazenado, o processador indica qual endereço da RAM deve ser lido.
DDR3:
Embora toda a memória RAM atenda basicamente ao mesmo objetivo, existem alguns tipos diferentes de memoria rRAM atualmente em uso atualmente:
Passo 5. Caso esteja pensando em adicionar mais memória em seu computador, não deixe de consultar o manual da sua placa mãe e verificar a quantidade de RAM e a máxima frequência suportada. Você também pode descobrir o modelo da sua placa mãe na guia “Mainboard” do CPU-Z e pesquisar por essas informações na Internet.
DRAM é a sigla em inglês para Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica. Isso significa que ela precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia se comparado com a SRAM.