Tentar estancar a hemorragia, utilizando um dos métodos abaixo:
Aperte o nariz durante 10 minutos; Passado este tempo, se a hemorragia continuar, colocar um pano com gelo sobre o nariz; Cuidar para que ela não se afogue com o próprio sangue; Procurar um médico.
O que fazer na hora do sangramento nasal?
Os sangramentos nasais podem ocorrer devido a causas mais simples ou mais complexas. Se o sangramento nasal for intenso ou muito frequente, a pessoa deverá procurar ajuda de um otorrinolaringologista. O otorrinolaringologista é o profissional indicado para avaliar estes casos.
Independente de sexo ou idade, qualquer um está sujeito a ter um sangramento nasal por fratura; esforço excessivo ao assoar o nariz; exposição prolongada ao tempo seco ou ao ar-condicionado; deformidades anatômicas (como desvio de septo, que deixa as mucosas nasais mais finas e ressecadas e os vasos mais expostos, ...
O sangramento do nariz, cientificamente chamado de epistaxe, é a saída de sangue pelo nariz e, na maioria dos casos, não é uma situação grave, podendo ocorrer ao cutucar o nariz, ao assoar o nariz com muita força ou após uma pancada no rosto, por exemplo.
O que é epistaxe? É o nome dado a qualquer tipo de perda de sangue pelo nariz, freqüentemente pelas narinas, ou através do nariz pela boca.
É algo comum, tanto em adultos quanto em crianças. O nariz dispõe de uma quantidade de vasos sanguíneos muito pequenos que podem se romper, por exemplo, diante de mudanças de temperatura ou em episódios de resfriados.
O nariz é vascularizado por ramos das artérias carótidas externas e internas, que passam pela cabeça e pescoço.
Cauterização química Inicialmente, coloca-se na cavidade nasal um algodão embebido com anestésico local e uma substância vasoconstritora para diminuir o sangramento. Depois, usamos um algodão embebido com ácido tricloroacético ou nitrato de prata para cauterizar a região sangrante e seus arredores.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
Durante a gestação, a variação dos hormônios, principalmente a maior produção de progesterona — o principal da gestação — gera o aumento da velocidade do crescimento da cartilagem. Isso acontece tanto na região do nariz quanto das orelhas e por isso esses membros podem sofrer alterações no formato.
Primeiro trimestre. No primeiro trimestre da gestação, pode haver um pequeno sangramento ou escapes de sangue logo no início da gravidez, quando ocorre a implantação do saco gestacional no útero — o que pode provocar descamação da parede uterina ou rompimento de alguns vasos.