As inscrições para o SiSU 2020 do segundo semestre serão recebidas entre os dias 7 e 10 de julho. Poderão se inscrever todos os participantes do Enem 2019 que concluíram o ensino médio e não zeraram a redação.
A seleção é realizada com base nas notas de corte. Por exemplo, se a sua nota do ENEM está bem acima da nota de corte e o curso é o de sua preferência, você tem grandes chances de ser aceito no curso. Mas, se a sua nota estiver abaixo, é preciso analisar certos fatores, especialmente o número de vagas oferecidas.
O SiSU 2021/1 ofereceu 206.
Inscrições SiSU 2021 As inscrições para o SiSU 2021/1 foram realizadas entre 6 e 14 de abril. A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio. A inscrição será feita no site do SiSU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020.
O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior. Com as mudanças sofridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de mais faculdades a ele, aumentaram também as chances dos estudantes ingressarem no ensino superior.
A principal diferença entre Sisu, Prouni e FIES é que o primeiro é apenas um processo seletivo para instituições públicas de ensino superior; o segundo é um programa que concede bolsas de estudos, e o terceiro é um empréstimo estudantil.
É importante ressaltar que o Prouni oferece bolsas gratuitas, enquanto o Fies é um financiamento com juros baixos e até zero, a depender da renda do estudante. Então, a escolha é pessoal. Você deve levar em consideração as regras de cada programa e seus objetivos pessoais.
O SisFIES é o Sistema Informatizado do FIES. ... O SisFIES foi desenvolvido e é mantido pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação, sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo ele o agente operador e administrador do Fies.
O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. É vedado ao estudante usar a bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. Portanto, quem for selecionado por ambos, deve optar por um deles.
O contrário também vale. Quem passou no Sisu e já cursa uma universidade pública pode tentar uma bolsa no ProUni. Aqui também é necessário atender a todas as exigências de renda e escolaridade para concorrer. Caso consiga a bolsa no ProUni, o estudante terá que cancelar a matrícula na universidade pública.
Pode ser que você queira “se livrar” do financiamento e tentar uma vaga em uma universidade pública. Ou seja, sua ideia não é usar o FIES e o Sisu juntos, mas sim sair do FIES e entrar no Sisu. Caso tenha feito o Enem do ano anterior e tirado nota maior do que zero na redação, poderá participar do Sisu.
Sim. Quem já concluiu o curso de graduação por meio do Prouni pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. No caso do Sisu 2021, é necessário ter feito o Enem 2020.
4. Quem recebe bolsa integral pelo Prouni. Se o estudante já recebe uma bolsa integral pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) não tem direito a solicitar o Fies para fazer outro curso. No entanto, aqueles que recebem bolsa parcial pelo Prouni, podem pedir o benefício para financiar o restante das parcelas.