Chamamos de infecção as doenças provocadas por microrganismos que fazem mal a nossa saúde. Neste grupo estão incluídos as bactérias, vírus, fungos, parasitos e príons. Para que seja uma infecção, o germe precisa fazer mal. Todos nós temos vírus, bactérias, fungos e até protozoários que vivem normalmente no nosso corpo.
Alguns exemplos de bactérias que causam intoxicações: Clostridium botulinum, Clostridium perfringens, Staphylococcus aureus e Bacillus cereus. Algumas das toxinas bacterianas são termolábeis, ou seja, são destruídas pela ação do calor, como a toxina botulínica.
Dessa forma, os principais causadores das doenças transmitidas por alimentos são:
Os contaminantes alimentares são classificados em biológicos, químicos e físicos. ... c) Contaminantes biológicos: bactérias, vírus, parasitos patogênicos e protozoários. Prevenção. Um alimento não pode configurar-se em um meio de transmissão de doenças ou um instrumento para causar danos a quem os consumir.
Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
Quais são os principais tipos de contaminação?
A chamada contaminação cruzada é mais comum de acontecer por troca de agentes biológicos (os microorganismos que citamos acima, tais como fungos, vírus e bactérias), pois, por exemplo, ao manipular uma peça de proteína animal numa tábua, a mesma seja usada, sem lavar, para manipular vegetais.
Ar poluído, água contaminada e utensílios mal higienizados são as principais fontes contaminantes dos alimentos. Os alimentos que consumimos estão sujeitos aos mais variados tipos de contaminação em qualquer estágio da cadeia produtiva.
A PRINCIPAL FONTE E CONTAMINAÇÃO O SOO E A ÁGUA SÃO: AS QUEIMADAS.As principais fontes de poluição do solo são: ... Chuva ácida; Esgoto lançado em rios e no solo; Perfuração errada do solo, Cemitérios; Infiltração de fossas sépticas;Queimadas, Mineração.
Existem três principais formas de contaminação que podem ocorrer na indústria de alimentos:
As principais fontes de contaminação do alimentos são: a) solo e água: estes dois são considerados em conjunto, pois muitos microrganismos neles presentes têm várias características em comum. Microrganismos do solo podem, através do vento, contaminar o ar e posteriormente chegar aos corpos hídricos através da chuva.
Contaminação biológica: presença de microrganismos patogênicos como bactérias, parasitas, vírus, bolores e leveduras.
Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
O desenvolvimento urbano tem produzido um ciclo de contaminação, gerado pelos efluentes da população urbana, que são o esgoto doméstico/industrial e o esgoto pluvial. Esse processo ocorre em razão de: Despejo sem tratamento dos esgotos sanitários nos rios, contaminando este sistema hídrico.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas...
A agricultura soma 70% do consumo de água no mundo todo e é responsável pelo vazamento de químicos, matéria orgânica, resíduos, sedimentos e sais. ... Os cultivos, por sua vez, estão mais relacionados com o uso de pesticidas e elementos químicos como potássio ou magnésio que podem chegar até a água.
O QUE É A POLUIÇÃO DA ÁGUA Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível muitas vezes.
Como ocorre a poluição dos rios e mares? A poluição dos rios pode ocorrer de várias formas. Por exemplo, indústrias podem despejar os seus rejeitos nas águas correntes e essa poluição industrial pode atingir o mar. ... Além disso, as águas marinhas também podem ficar poluídas por causa de vazamentos de petróleo em navios.
A poluição marinha ocorre porque tanto os mares quanto os oceanos recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico, industriais, lixo sólido, que são levados pelos rios que deságuam no mar.
Como podemos evitar a poluição das águas?
Elas são as atividades agrícolas, industriais e domésticas.
Para preservar os rios, precisamos cuidar para que a qualidade e características das águas sejam mantidas, para isso não se deve jogar resíduos de forma indiscriminada, ou seja, esgotos sem tratamento prévio, e também não se deve retirar a vegetação ao seu redor, entre outras medidas.
Dicas Importantes de Economia
E com apenas 5 passos: