Graus de esofagite Grau B: tem ao menos uma lesão maior que 5 mm que não está na parte superior ou nas dobras esofágicas. Grau C: engloba uma ou mais rupturas na parte superior ou dobras, afetando menos de 75% do órgão. Grau D: mais grave, afeta 75% ou mais do esôfago.
A classificação B de Los Angeles denota gravidade e corresponde a uma doença do refluxo Gastroesofágico erosiva moderada, nesses casos além da mudança alimentar é necessário o uso de medicamentos e mudanças de hábitos.
"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.
Portanto, a gastrite pode, sim, ser influenciada ou até mesmo se manifestar por saúde bucal deficiente, devido aos problemas de placa dentária (tártaro), gengivite (sangramento gengival), periodontite (mobilidade dentária) e saburra lingual que concentram grande quantidade de bactérias ruins.
O refluxo gastroesofágico ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) consiste no retorno ou refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago, normalmente com pH ácido, embora possa ser também de conteúdo biliar, neste caso, chamado de refluxo alcalino.
Para aliviar os sintomas e tratar o refluxo biliar o gastroenterologista pode recomendar a o uso de remédios que aliviam os sintomas e favorecem a circulação da bile, no entanto nos casos mais graves, em que não há melhora com o uso de remédios, pode ser necessário realizar uma cirurgia.
A gastrite alcalina de refluxo é definida como uma lesão crônica da mucosa gástrica, produzida pelo refluxo do conteúdo duodenal para o estômago 1,2.
O Refluxo não ácido, antes chamado de Refluxo alcalino, é representado pelo retorno de conteúdo biliar ou gasoso do estômago para o esôfago provocando sintomas semelhantes ao refluxo ácido com dispepsia, pirose (queimação,azia), tosse entre outros, principalmente após as refeições.