EQST

O Que O Mtodo UEPS?

O que é o método UEPS?

UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) Nesse método, acontece praticamente o contrário do anterior. É utilizado o valor do último lote adquirido para calcular o preço de venda do produto. Ou seja, o que vale é o valor mais recente, porque são repercutidos os últimos gastos com a reposição de mercadorias.

Quando utilizar o UEPS?

No Brasil, o UEPS é válido somente para o controle interno. Para as questões fiscais a empresa deve apresentar a diferença para tributação. Essa exigência é necessária porque a contabilidade diferencia o mercado em que os produtos são comprados pela empresa daquele em que ela vende as mercadorias.

Por que não se pode utilizar o UEPS?

O UEPS (último a entrar, primeiro a sair) é um método de avaliar estoque muito discutido. ... O Método UEPS não é aceito pela legislação fiscal como o método de valorização dos estoques, já que tende à apuração de um lucro inferior àquele apurado, adotando-se os critérios de preço médio e PEPS.

Como funciona PEPS e UEPS?

A UEPS segue uma metodologia inversa ao PEPS: Ultimo Entrar, Primeiro a Sair. O cálculo do custo do estoque parte então dos últimos itens que chegaram ao depósito. Ou seja, no cálculo, o valor dos primeiros produtos do depósito é enquadrado como se fosse dos primeiros itens vendidos.

Quais os métodos aceitos pelo fisco?

Dentre estes cinco métodos, Schier (2011) sustenta que os únicos que são aceitos pelo Fisco (Receita Federal e seus fiscais) são o PEPS, UEPS e o MPM, pelo fato destes serem os únicos que proporcionam uma base de cálculo para IR sendo que o presente artigo tem como foco estes três métodos.

Como funciona o critério de avaliação PEPS ele é aceito pela legislação fiscal Justifique sua resposta?

Além disso, o PEPS é o método contábil utilizado pela Receita Federal do Brasil para o cálculo de tributos. É com base nele que o seu estoque é avaliado e, em cima dessa estimativa, são calculados os impostos e tributos.

Como se calcula o método PEPS?

MÉTODO PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) Com base nesse método, apura-se o custo em base histórica: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). Também conhecido como FIFO (sigla, em inglês, de “first in, first out”).

O que deve ser considerado como custo do estoque?

Geralmente expresso em porcentagem, o custo de estoque nada mais é do que todo o investimento de capital, armazenagem, depreciação, seguro, tributação, obsolescência e encolhimento durante um tempo determinado.

Como contabilizar consumo de Matéria-prima?

CONTABILIZAÇÃO DE COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA Na aquisição de qualquer material para estoque e posterior consumo no processo de produção, como matéria prima, material de embalagens, os impostos incidentes no preço destas mercadorias deverão ser recuperados e compensados em saídas subsequentes.

O que é Matéria-prima na contabilidade?

Do ponto de vista contabilístico, a matéria-prima é considerada um bem circulante que fará parte da mercadoria quando se tornar um produto acabado. ... Quando utilizam o estoque de matéria-prima para fabricação do produto, incorrem em um custo variável, que gera uma receita após o produto acabado ser vendido.