Componentes de um sistema de lubrificação São eles: bomba de óleo, pescador de óleo, interruptor de pressão de óleo, cárter de motor e filtro de óleo.
O sistema de lubrificação, como o nome diz, existe principalmente para lubrificar as peças móveis do motor e diminuir o atrito entre elas e seu conseqüente desgaste, bem como para "refrigerar" o motor, absorvendo parte do calor. ... Ele fica armazenado no carter, cuja capacidade varia de um motor para outro.
Como funciona o sistema de lubrificação do motor? O óleo lubrificante fica armazenado no cárter. Ele é sugado por uma bomba de óleo, passa pelo filtro e segue para a galeria principal, de onde é distribuído para outros pontos do motor. Daí o óleo sobre para fazer a lubrificação do balancim e depois desce.
O que é a lubrificação centralizada e como funciona? A lubrificação centralizada, também conhecida como automática, constitui-se basicamente por distribuidores e por uma bomba. O lubrificante é dosado e bombeado seriada e progressivamente, evitando a lubrificação insuficiente e excessiva.
O que é um Sistema de lubrificação Centralizado? É um sistema de aplicação do lubrificante em todos os pontos de uma máquina (ou conjunto de máquinas simultaneamente), nas quantidades, pressões e frequência corretas, a partir de um reservatório central.
Conheça os diferentes tipos de óleo
Os óleos lubrificantes para automóveis são de três tipos: mineral, sintético e semissintético.
O óleo de soja pode ser substituído por outros tipos como o de girassol, canola, coco, azeite ou margarina, mas é importante ressaltar que qualquer tipo de óleo se torna cancerígeno ao atingir o ponto de fumaça, ou seja, quando ele chega a uma certa temperatura, adquire substâncias nocivas.
Se a receita pede 100g de manteiga ou margarina, é possível fazer a substituição por ½ xícara (chá) de óleo. Outra regra para seguir é a cada colher (sopa: 12g) de margarina, substitua por 1 e ½ colher (sopa) de óleo.
Justamente por deixar o bolo mais fofo, o óleo é mais indicado para aqueles que podem ir ou devem ir para a geladeira, com recheios mais pastosos, como mousses e chantilly. Já a manteiga, que ao ficar gelada endurece e quebra, assim também deixará a massa do bolo se ele for para a geladeira.
Por exemplo, 100 gramas de manteiga = 85 gramas de óleo (equivalente a meia xícara).
1/2 xícara = 50 g. 1/3 xícara = 33 g. 1/4 xícara = 25 g.
Conversor de Medidas« Home
1 xícara = 240 ml. 1/2 xícara = 120 ml. 1/3 xícara = 80 ml. 1/4 xícara = 60 ml.