As etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson respondem a uma teoria psicanalítica integral que identifica uma série de etapas pelas quais um indivíduo saudável passa ao longo de sua história de vida. Cada etapa seria caracterizada por uma crise psicossocial de duas forças em conflito.
8 Passos para construir uma identidade profissional inesquecível
Um povoado, lugar, lugarejo, vilarejo, povoação, aldeola, casal ou povo é um assentamento humano constituído por poucas casas, ou seja, de pequenas proporções. É geralmente rural e demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade.
Também existem diversos casos de "mendigos profissionais", pessoas que escolheram a mendicância como forma de vida, por acharem mais fácil e lucrativo mendigar do que exercer um emprego normal.
O alcoolismo e as drogas são as razões que levam a maioria dessas pessoas a morar na rua: 35,5%. A seguir, vem o desemprego com 30% e conflitos familiares com 29%. Os indivíduos desprovidos de família, emprego, residência e bens materiais passam a ser vistos como não cidadãos.
Em certo estágio do desenvolvimento de novos meios de produção e de circulação, quando as forças produtivas não encontravam mais correspondência com a organização feudal da agricultura, surgiu um grupo de comerciantes e artesãos que viviam à margem dos feudos, em uma região chamada de burgo.
A população em situação de rua pode ser definida como um grupo populacional heterogêneo que tem em comum a pobreza, vínculos familiares quebrados ou interrompidos, vivência de um processo de desfiliação social pela ausência de trabalho assalariado e das proteções derivadas ou dependentes dessa forma de trabalho, sem ...
A Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua é um serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de ...
7.
Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.
Os chamados “moradores de rua” são pessoas em situação de vulnerabilidade e acabam se tornando “invisíveis” aos olhos da sociedade. Estar vulnerável significa que uma pessoa se encontra em uma situação frágil e incapaz de se manter e/ou defender.
Para Mendonça, as mortes deste final de semana evidenciam a negligência do poder público com a população em situação de rua. Em 2019, seis óbitos em decorrência do frio foram registrados.