O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.
O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais.
A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
O sistema digestório e o respiratório apresentam a faringe como órgão em comum. (PUC-RJ) “Quando os alimentos passam pelo esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traqueia.
Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além disso, está ligado a glândulas que lançam sua secreção no interior do tubo digestório, são elas: glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Resposta. Resposta: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, pulmões.
epiglote
A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela.
Quando os alimentos passam para o esôfago, uma estrutura de cartilagem fecha a traqueia. Com a idade, a perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento incompleto, aumentando o risco da passagem de alimentos para a traqueia.
A epiglote é uma espécie de tampa de cartilagem situada entre a traquéia e o esôfago, que fecha a traquéia ao engolirmos alimentos sólidos ou líquidos possibilitando que estes se encaminhem para o tubo digestivo e não para o restante do aparelho respiratório.
Resposta. Isso ocorre porque quando falamos ocorre o movimento da nossa goela, levando o alimento a voltar pro início da boca, sendo que ele está descendo para o estômago e vai ter que voltar bruscamente; por isso ocorre o engasgo.
Por que engasgamos? o engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado para o sistema digestivo. ... O alimento que deveria ir para o esôfago pelo caminho errado, ou seja, ele é desviado para a laringe.
O que fazer em caso de engasgo
Resposta. Porque o alimento fica preso na garganta por ser duro, ou mal mastigado, é comum acontecer. Sentimos falta de ar pois fecha a garganta, e tentamos tossir, para ver se sai.
Como reação de proteção, a tosse é acionada como uma tentativa do organismo de expulsar este corpo estranho da via aérea. Durante o engasgo, a pessoa pode apresentar dificuldade para respirar, apresentando sinais como vermelhidão, falta de ar e tosse. Procedimentos simples envolvem técnicas que podem salvar uma vida.
Quando nos engasgamos, é porque nosso cérebro falhou na coordenação da: A. epiglote, que se abriu para permitir a passagem de ar da faringe para a laringe ao mesmo tempo em que engolimos algum alimento ou líquido.