FГЎrmacos sГЈo usadas em mais de metade de todas as gestações e a prevalГЄncia do uso estГЎ aumentando. Os fГЎrmacos mais comumente utilizados na gestação sГЈo antiemГ©ticos, antiГЎcidos, anti-histamГnicos, analgГ©sicos, antimicrobianos, tranquilizantes, hipnГіticos, diurГ©ticos e drogas recreacionais e ilГcitas. Apesar dessa tendГЄncia, diretrizes sГіlidas baseadas em evidГЄncias para o uso de fГЎrmacos durante a gestação ainda sГЈo escassas.
Mais de 50% das gestantes toma medicamentos com ou sem receita (de venda livre) ou usa drogas sociais (por exemplo, tabaco e álcool) ou entorpecentes em algum momento durante a gravidez; além disso, o consumo de drogas durante a gravidez está aumentando. Em geral, medicamentos não devem ser tomados durante a gravidez, a menos quando necessário, porque muitos podem prejudicar o feto. Menos de 2% a 3% de todos os defeitos congênitos são causados por medicamentos que foram tomados para tratar uma doença ou sintoma.
Gestação: informações relevantes para o uso do fármaco em gestantes (p. ex., dosagem, riscos fetais) e informações sobre se a presença de um registro que coleta e mantém os dados sobre a maneira como as gestantes são afetadas pelo fármaco
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Atenção ao caso de mulheres que já faziam uso rotineiro de medicamentos para controlar problemas como alergias ou condições como hipertensão ou dores crônicas. No momento em que se descobre a gestação, é importante conversar com o obstetra para entender se o mesmo remédio pode continuar em uso ou se é preciso trocar, além de reavaliar a frequência e a dosagem. Na gestação, o corpo muda, a mulher ganha peso, é um novo cenário e uma situação diferente, com riscos adicionais. Por isso, é importante ter uma conversa franca com um especialista, que deverá solicitar exames, para estabelecer uma conduta adequada tanto para a mãe, quanto para o bebê.
Alguns medicamentos podem ser indispensáveis para um bom desenvolvimento do feto e para a saúde da grávida. Nesses casos, devem ser analisados os riscos e benefícios do uso do medicamento.
Alguns dos vasos sanguГneos do feto estГЈo contidos em pequenas projeções da placenta semelhantes a um fio de cabelo (vilosidades), que se expandem dentro da parede do Гєtero. O sangue materno passa pelo espaГ§o que rodeia as vilosidades (espaГ§o interviloso). Apenas uma membrana fina (membrana placentГЎria) separa o sangue da mГЈe no espaГ§o interviloso do sangue do feto nas vilosidades. Os medicamentos no sangue materno podem atravessar esta membrana atГ© chegar aos vasos sanguГneos das vilosidades e atravessar o cordГЈo umbilical atГ© alcanГ§ar o feto.
Alguns medicamentos antivirais (por exemplo, a zidovudina e o ritonavir para infecção por HIV) têm sido usados com segurança durante a gravidez há muitos anos. No entanto, alguns medicamentos antivirais podem causar problemas no feto. Por exemplo, há evidências sugerindo que quando alguns esquemas de tratamento do HIV que incluem uma combinação de medicamentos antivirais são administrados durante o primeiro trimestre, o risco de lábio ter leporino e fenda palatina pode ser maior.
Informações para ajudar o profissional de saГєde a decidir se o medicamento deve ser usado durante a gravidez e para ajudГЎ-lo a explicar os riscos e os benefГcios de utilizar esse medicamento Г mulher
Caso uma gestante pegue COVID-19, ela deve discutir com sua equipe mГ©dica os riscos e benefГcios e deve entГЈo decidir se o remdesivir deve ser usado para tratar a COVID-19. Em geral, os especialistas recomendam que preocupações teГіricas sobre a seguranГ§a do remdesivir durante a gravidez nГЈo impeГ§am seu uso por gestantes. Existem poucos dados sobre os efeitos do remdesivir no feto.
Após organogênese (no 2º e 3º trimestres): a teratogênese é improvável, mas os fármacos podem alterar o crescimento e a função dos órgãos e tecidos fetais formados normalmente. À medida que o metabolismo placentário aumenta, as doses precisam ser mais altas para que ocorram efeitos adversos fetais.
A gravidez é uma fase da vida em que as preocupações são redobradas. Se antes, ao ficar resfriada, você passava na farmácia e comprava um antigripal sem pensar duas vezes, agora, tudo ganha um peso maior. Será que aquele medicamento, vendido sem necessidade de prescrição médica, vai prejudicar seu filho? Esse receio faz todo o sentido e o correto é repensar mesmo. “Na verdade, ninguém deveria se automedicar. Na gestação, então, essa recomendação é ainda mais importante, já que o uso de alguns medicamentos, dependendo do tipo, da dosagem e do tempo de administração podem oferecer sérios riscos ao bebê, como malformação fetal, prematuridade, aborto e restrição de crescimento, entre outros”, explica o ginecologista e obstetra Lucas Olivotti, do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista (SP).
Nem todos os fГЎrmacos maternos atravessam a placenta e entram no feto. Alguns fГЎrmacos que atravessam a placenta podem ter um efeito tГіxico direto ou um efeito teratogГЄnico. FГЎrmacos que nГЈo atravessam a placenta ainda podem prejudicar o feto ao
Muitas vezes, certas terapias alternativas podem ser utilizadas em substituição a medicamentos. As náuseas do início da gravidez podem ser tratadas sem problemas com acupuntura, acupressão, raiz de gengibre e vitamina B6. Bebericar a calda grossa de frutas como pêssegos, peras, abacaxis ou laranja também pode ajudar. As dores nas costas podem ser manejadas com quiropraxia. Outra opção possível é a massagem, mas é importante certificar-se de que o seu massagista está adequadamente treinado na massagem pré-natal.
Segundo o obstetra, Г© importante reforГ§ar que, nos casos mais graves, em que hГЎ uma orientação em torno da necessidade de usar algum fГЎrmaco das categorias D ou X, Г© sempre importante ampliar a discussГЈo, envolvendo a famГlia e consultando mais de uma opiniГЈo mГ©dica.
As vitaminas, em geral são medicações seguras e importantes durante a gestação. Também alguns remédios de ervas e suplementos podem ser tomados sem problemas, mas um grande número de preparações e suplementos fitoterápicos não se mostram seguros. A paciente deve consultar o médico sobre a segurança de tomá-los.
Em vez de categorias, a FDA agora exige que o rГіtulo forneГ§a informações sobre o fГЎrmaco especГfico em um formato consistente (chamado the final rule [a regra final] ou Pregnancy and Lactation Labeling (Drugs) Final Rule [PLLR]).