Geralmente, as reações metabólicas são classificadas em dois tipos: as reações de síntese e as reações de degradação. Nas reações de síntese, moléculas mais simples são unidas para formar outras de maior complexidade, como ocorre com a união de aminoácidos para formar as proteínas.
Chama-se catabolismo ou metacatabolismo a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida pelos seres vivos para fins de obtenção de energia. Este conjunto de processo diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias.
O catabolismo é um processo que tem como objetivo quebrar compostos complexos para que estes se transformem em compostos simples e sejam mais facilmente utilizados pelo organismo. É um processo que ocorre de maneira ininterrupta em todo o corpo.
O catabolismo produz energia. Por exemplo, ao consumir amido, um alimento polissacarídeo – carboidrato – o organismo é capaz de transformar em moléculas de glicose, muito mais simples e energética. Já as proteínas são transformadas, primordialmente, em aminoácidos.
O catabolismo muscular consiste na degradação dos músculos para fornecer energia ao corpo. Ou seja, explicando de forma mais simples, o corpo se "alimenta" da massa muscular para ter energia necessária para fazer exercícios e atividades comuns.
O catabolismo pode ser entendido como a fase do metabolismo de liberação energética para o corpo. O processo, também chamado de metacatabolismo, acontece no momento da quebra ou degradação de moléculas mais complexas para gerar outras mais simples.
O metabolismo é constituído por dois conjuntos de reações denominados de anabolismo e catabolismo. O anabolismo relaciona-se com a síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, tais como proteínas de membrana, enzimas e hormônios.
O metabolismo não é uma exclusividade dos seres humanos e ocorre em todos os seres vivos, seja ele unicelular ou pluricelular. As reações que compõem o metabolismo podem ser classificadas em dois grandes processos metabólicos: o anabolismo e o catabolismo.
O metabolismo só ocorre no interior das células e pode ser dividido em duas etapas: o catabolismo e anabolismo.
Entenda de vez o que é o metabolismo e como funciona o acúmulo de gordura no corpo. Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células.
As pessoas que têm um metabolismo mais lento podem fazer diversas atividades para deixá-lo acelerado, o que provocará o emagrecimento. Mas, as pessoas que possuem um metabolismo naturalmente acelerado, não emagrecem, mas tem dificuldades para engordar. Por isso, no geral, são mais magras.