Churchill, Hitler, Stalin, Roosevelt, De Gaulle, Mussolini são considerados os personagens principais da Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.
Essa disputa resultou em uma série de questões: a corrida armamentista, a corrida espacial, a disputa por zonas de influências no mundo e pelo aumento do poder econômico. Outra consequência da Guerra Fria foi o Plano Marshall, um programa de reconstrução europeia liderado e financiado pelos Estados Unidos.
O estopim que deu início à Segunda Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pelo exército da Alemanha. Entretanto, antes de entendermos esse acontecimento, é importante termos um panorama da Europa no final da década de 1930.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A rendição japonesa colocou fim à Segunda Guerra Mundial após seis anos de conflito em todo o planeta.
O ponto inicial da guerra foi a invasão da Polónia pela Alemanha nazi a 1 de setembro de 1939. A partir daí, surgiram subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha, não só pela França, como pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth.
História Geral. A Conferência de Teerã e a Conferência de Potsdam foram alguns dos acordos realizados tendo em vista o fim da Segunda Guerra. Após a rendição do Japão, ocorrida em 2 de setembro de 1945, os Aliados mobilizaram forças para a realização dos acordos políticos que dariam fim à Segunda Guerra Mundial.
Os fatos que motivaram o início da Segunda Guerra foram o surgimento de regimes totalitários, como o fascismo italiano e o nazismo alemão, além de fortes objetivos militaristas e expansionistas. ... Os dois países passavam por uma grave crise econômica, que culminou em milhões de desempregados.
O objetivo era enfraquecer a Alemanha de tal maneira que outra guerra da magnitude da Primeira Guerra Mundial não acontecesse. Britânicos e franceses fracassaram nesse objetivo, já que vinte anos depois uma nova guerra começou na Europa: a Segunda Guerra Mundial.
Responda sucintamente qual o nome do pacto entre os dois países e seus principais objetivos. O pacto foi nomeado de Pacto Germano-Soviético, cujos objetivos previam a não agressão entre os dois países e a neutralidade em caso de conflitos.
Assinado em 1939, o pacto germano-soviético garantia a não agressão entre URSS e o III Reich. Mas os planos de Hitler eram escravizar a população eslava. Uma das situações intrigantes relacionadas à II Guerra Mundial foi a assinatura do Pacto de Não Agressão entre a Alemanha nazista e a URSS, em agosto de 1939.
Há 80 anos, a Alemanha e a União Soviética assinavam em Moscou um pacto de não agressão, no qual se comprometiam a não atacar uma à outra e a se manter neutras se uma delas fosse atacada por uma terceira potência.
Nesse contexto, um dos mais ardilosos acordos foi firmado entre Hitler e o então líder absoluto da URSS, Josef Stalin. Esse acordo ficou conhecido como Pacto germano-soviético ou Pacto Ribbentrop-Molotov. Tal pacto, assinado no dia 23 de agosto de 1939 pelos representantes da Alemanha, J. Von Ribbentrop, e da URSS, V.