A empatia é definida como uma resposta emocional que deriva da percepção do estado ou condição de outra pessoa, sendo congruente com essa situação (Eisenberg & Strayer, 1987). Empatia consiste em compartilhar uma emoção percebida de outra pessoa, sentindo a mes- ma emoção que ela está sentindo.
Hoffman, que define a empatia como “... uma resposta afetiva mais apropriada à situação de outra pessoa do que à sua própria situação” (Hoffman, 1987, p. 48).
A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.
Sua falta está associada a um comportamento egoísta, que gera muitos problemas de relacionamento, seja dentro de uma família, num círculo de amigos ou num ambiente de trabalho. Dessa forma, faz parte do desenvolvimento pessoal o estímulo ao pensamento e ao comportamento empático.
Confira algumas dicas de como lidar com pessoas “sem sentimentos”:
O poder da empatia como uma via de mão dupla Os benefícios não são sentidos apenas por quem convive com uma pessoa empática: na verdade, essa habilidade torna melhor a vida de quem se dispõe a cultivá-la em suas relações, impactando positivamente sobre o seu bem-estar. Na família, a convivência torna-se mais leve.