O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
Verificado por especialistas
O crescimento populacional pode estar relacionado com os seguintes fatores: aumento oda expectativa de vida, de forma considerável, bem como, surgimento de vacinas, medicamentos, bem como melhores condições urbanas. 2.
Como a estrutura etária de uma população afecta o seu crescimento ou declínio. ... Crescimento lento: países onde a população cresce entre 0,3 a 1,4% ao ano. Estável: países onde a população tem um crescimento zero ou nulo, entre 0 e 0,2% ao ano. Declínio: países onde a população tem um "crescimento negativo".
Resposta. Explicação: Em uma população onde a maioria dos habitantes são idosos ( normalmente países desenvolvidos e com IDH alto) a taxa de natalidade dessa população e a quantidade de mão de obra vai ser menor.
Os problemas que podem ser causados por esse fator é a quebra na previdência social já que, exitem mais pessoas desfrutando da previdência do que contribuindo, E os altos investimentos necessários na saúde e no bem estar dessa população mais velha.
A Estrutura Etária de uma população em que o formato de sua pirâmide etária possui a base larga, o corpo afunilado e o ápice estreito basicamente pode ser compreendida como um país com altos índices de natalidade.
Uma estrutura normalmente se refere a qualquer objeto largo, construído pelo homem, fixado permanentemente na superfície terrestre, como resultado de uma construção.
Pirâmide Etária é um gráfico que permite analisar a distribuição da população por idade. Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo.
As pirâmides etárias são representações gráficas da estrutura populacional de um lugar dividida por faixa etária e sexo. Os gráficos são formados por barras superpostas e possuem topo, corpo e base. As barras inferiores correspondem à população mais jovem, e as barras superiores correspondem à população mais velha.
Sobre o que é estrutura etária, podemos afirmar que trata-se do termo mais popularmente conhecido como "pirâmide etária", o qual exemplifica de maneira clara qual é a divisão e predominância das diferentes faixas etárias (idades da população).
Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. ... As barras inferiores representam a população mais jovem e as barras superiores representam a população mais velha.
Olá, Pirâmide etária são classificações onde podemos ver a quantidade de pessoas de determinada idade nascidas em determinado local. ... Os países desenvolvidos possuem uma população mais envelhecida, as pessoas possuem menos filhos portanto já são chamadas de pirâmide amadurecida, ou invertida.
Países menos desenvolvidos tende a ter uma elevada natalidade e uma baixa expectativa de vida. Por isso, a base será larga e o topo estreito.
A pirâmide etária é um gráfico que representa a quantidade de habitantes de um país,estado,região ou município segundo a idade e o sexo. ... Com um número maior de adultos e idosos,o país passa pelo período de transição demográfica,indicando um envelhecimento da população.
As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em franca transição demográfica, a qual vem apresentando-se de forma brusca ultimamente. A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade.
A estrutura etária da população brasileira representa a média de idade que o país possui a partir da quantidade de pessoas jovens (até 19 anos), adultas (de 20 a 59 anos) e idosas (a partir de 60 anos de idade). ...
Piramides com grande número de idosos: devem priorizar os investimentos na saúde e na previdência. Piramides com grande número de adultos: devem priorizar o mercado de trabalho. Piramides com grande número de jovens: devem priorizar os investimentos na educação e no mercado de trabalho.
Elas são divididas em quatro tipos principais. Sua análise permite observar a dinâmica populacional no que diz respeito aos indicadores sociais como expectativa de vida, taxa de natalidade (número de crianças nascidas vivas em um ano), taxa de mortalidade (número de óbitos no período de um ano).
População absoluta é o total de habitantes de um determinado lugar. Esse número é obtido por meio de levantamentos gerais da população e pela contagem de todos os habitantes de uma cidade, país ou região.
I. ( ) População relativa ou densidade demográfica é o número total de habitantes de um determinado lugar. II. ( ) População absoluta é número obtido pela divisão do total da população absoluta pela área na qual essa população está inserida.
Densidade demográfica: é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado. Populoso: refere-se à população absoluta (quantidade de habitantes) de um dado país ou região.
O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).