Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
Resposta. Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios. ... Contornando o continente africano, os europeus conseguiram chegar a India e ao extremo oriente, estabelecendo postos de comércio com os nativos.
Resposta: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.
Após a dominação dos portugueses e espanhóis sobre a maioria dos povos europeus, um intenso processo de globalização teve início. A esse processo deu-se o nome de Expansão Marítima Europeia, tendo como principal característica a obtenção de riquezas, exploração de terras e a expansão territorial.
São fatores que impulsionaram a expansão marítima abaixo exceto: (A)A formaçao do Estado Nacional e a centralizaçao política. (B)A aliança rei-burguesia. (C) Os alvos tecnicos na arte náutica. (D) O interesse de descobrir novos lugares para fazet Turismo
Resposta. Motivo chave da época: Procurar um caminho para as Índias,pois Gênova e Veneza possuíam total domínio do comércio de Especiarias ,com isso cobravam altos preços, algo que nenhum Reino ficava satisfeito ,então o jeito foi procurar rotas para as Índias para pagar mais barato.
Resposta. 1) Interesses religiosos e políticos, busca de novos mercados consumidores e produtores de matéria prima, escassez de ouro e prata na Europa. 2)Antes da expansão, grande parte dos produtos, especiarias, vinham da Ásia. No entanto.
Resposta: Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Em Portugal, a Escola de Sagres fez com que este objetivo fosse atingido com pioneirismo.
Explicação: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
As especiarias tinham grande importância, eram compradas mais baratas e vendidas mais caras em Portugal. ... A partir de então ocorreu o domínio de Portugal á grande parte da América. Levaram 76 anos para descobrir a rota certa para chegar até a Índia.
As especiarias possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos.
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.
As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Elas eram tão valorizadas pois não podiam ser cultivada no continente Europeu em função do clima.
As especiarias eram tão valorizadas pois serviam muito bem como moeda de troca , o comércio era muito valorizado na época e também o valor comercial das especiarias era muito alto na europa .
As especiarias como: temperos, tecidos, entre outros... E foram valorizadas pelas grandes navegações, que propiciaram aos navegadores irem a outros países em busca de algo mais além, que não eram encontradas na Europa, só nas Índias, daí o que rege é a lei da oferta e procura ...
os europeus utilizavam as especiarias vindas das índias ( que eram muito caras pois eram importadas) pra a conservação de alimentos,em especial carnes , já hoje em dia os temperos servem para dar gosto a comida pois a geladeira faz o trabalho de conservar os alimentos , também utilizavam para fabricar medicamentos .
O seu uso distingue-as das ervas aromáticas, das quais são utilizadas principalmente as folhas. Além de utilizadas na culinária, com fins de tempero e de conservação de alimentos, as especiarias são utilizadas em farmácia, na preparação de óleos, unguentos, cosméticos, incensos e medicamentos.
Especiarias era temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias eram e ainda sao utilizadas para a fabricação de medicamentos, cosmeticos e oleos. As principais sao: cravo, pimenta, noz moscada, canela, gengibre, açafrao, cardomomo, ervas aromaticas.
As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
Desde aquela época, a Índia é origem das especiarias mais usadas, como o gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão, cúrcuma e cardamomo. ... Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos.
Os produtos mais procurados pelos Europeus quando faziam comércio com o Oriente, principalmente as ÍNDIAS , eram: marfim, sal, perfumes e jóias. canela, tapetes, sal e porcelana. canela, carnes, pimenta e marfim. jóias, tapete, armas e cravo.
Podemos apontar que os produtos mais procurados pelos europeus quando faziam o comercio com o Oriente, principalmente as índias eram as especiarias, o que englobava temperos, açúcar, noz-moscada, entre outros.
Resposta. artigos de luxo: seda, perolas, porcelanato, marfin, tecido de algodão, tapete.
Das Índias Orientais os europeus consumiam uma série de temperos e especiais, como cravo, noz-moscada, canela e pimenta, assim como corantes - como o açafrão - e bens de consumo de luxo, como seda e porcelanas.