Existem quatro tipos possíveis de garantia fornecida pela empresa emissora de debêntures: garantia real (a empresa coloca certos bens ou ativos como garantia, e esses bens não podem ser negociados), garantia flutuante (também inclui bens da emissora, porém eles podem ser negociados), garantia quirografária (não há ...
A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora. Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos.
Há duas formas de investir em debêntures: adquirindo os títulos ou por meio de fundos de investimento, ambos no site da corretora. Em qualquer uma das modalidades, é preciso seguir os seguintes passos: Abra a sua conta em uma corretora de valores.
Logo, a distribuição de dividendos por retirar um dinheiro da empresa para compartilhar com os seus acionistas, pode ser considerada como uma despesa, que é o fato modificativo que diminui o Patrimônio Líquido.
As debêntures poderão ser emitidas por sociedades controladoras das pessoas jurídicas, desde que sejam constituídas sob a forma de sociedade por ações. (Instrução Normativa RFB n° 1.
Nesse sentido, os CDBs funcionam como um empréstimo feito pelo investidor ao banco. Como forma de remuneração pelo dinheiro emprestado, na data do vencimento do título, o valor é devolvido para o investidor com o acréscimo de juros. No entanto, esse valor recebido não é líquido.
O Tesouro Direto tem Imposto de Renda que incide sobre os rendimentos. O custo da alíquota é contado a partir do dia da compra e é recolhido direto da fonte. Na prática, o Imposto de Renda é descontado quando a aplicação vence, é feito o resgate antecipado ou no recebimento dos juros a cada seis meses.
Quem investe em fundos de investimento está sujeito a dois tributos: o Imposto sobre a Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ambos são retidos na fonte, pelo administrador do fundo. Isso significa que o banco recolherá os impostos em seu nome e você não precisa pagar nenhum boleto ou guia.
Assim como várias modalidades de investimentos disponíveis no mercado financeiro, os Fundos de Investimento estão sujeitos à tributação. Os dois principais impostos são o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ambos incidem sobre os rendimentos e são recolhidos na fonte.
Os fundos de ações (FIA), os Fundos Imobiliários (FIIs) e os fundos de previdência privada não possuem come-cotas.
Fundos sujeitos ao come-cotas Muitos dos fundos mais conhecidos estão sujeitos ao come-cotas, tanto os de longo prazo (para investimentos com perspectiva mais longa) quanto os de curto prazo (com prazo máximo de 375 dias). Entre eles, estão fundos DI, cambiais, renda fixa e multimercados.