Funções
A palavra-chave return é utilizada para declarar a informação a ser retornada pela função. A mesma funciona também para finalizar a execução do bloco de instrução da função, retornado assim, o valor que estiver a sua frente.
Essa é uma maneira funcional e lógica, mas há uma forma mais elegante de dizer a mesma coisa. a = 10 b = 25 c = 66 x = int(input("Digite um número: ")) # if(x == a or x == b or x == c): if(x in [a,b,c]): print("Está contido.") else: print("Não está contido.")
No código a seguir temos um exemplo de uso do if no qual verificamos se a variável idade é menor que 20. Em caso positivo, imprimimos uma mensagem na tela e em caso negativo o código seguirá normalmente, desconsiderando a linha 3. idade = 18 if idade < 20: print('Você é jovem! ')
Sobre a função Print() No Python 2 basta escrever print “conteúdo”, já na versão 3 do Python o conteúdo que será impresso deve estar obrigatoriamente entre parenteses, print(“conteúdo”). Agora vamos entender como funciona a sintaxe dessa função antes de te mostrar os exemplos de utilização.
Em Python, podemos empregar a função input() para realizar essa tarefa corriqueira. Esta função lê a entrada que o usuário digitou e armazena o valor em uma variável, por exemplo. A entrada é sempre retornada como um tipo string, independente do tipo de dado fornecido.
Assim como na maioria das linguagens, o operador de diferença no Python é o != . Vale lembrar que ele compara apenas o valor entre os operandos e não suas identidades. Sem a sobrecarga do método, o resultado seria True , indicando que os objetos são diferentes, mesmo parecendo serem iguais.
Comparando duas strings: a função strcmp A função strcmp compara duas strings e devolve um valor inteiro que lhe diz qual das strings vem antes no código ASCII: Sintaxe: strcmp (string1, string2);
Por exemplo, a letra A maiúscula recebe o código 65, a letra B o código 66 e assim por diante. A letra a minúscula, recebe o código 97, e a letra b minúscula o código 98 e assim por diante. Esses valores serão utilizados, por exemplo, quando comparamos 2 String distintas.
Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração. As conjunções de ligação na sentença anterior estão bem posicionadas. "Multiplicações e divisões" e "adição e subtração" têm a mesma prioridade.
Operadores podem ser utilizados em conjunto com variáveis e valores constantes no que chamamos de expressões. Da mesma forma que com expressões matemáticas, podemos usar perentesis para definir a ordem de precedência em que as operações devem ser realizadas.
Operadores aritméticos