Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizar registros e elaborarrelatórios técnicos. Desempenhar atividades e realizar ações para promoção da saúde da família. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
No CME-HC-UFTM trabalha com tipos de embalagem: Tecidos de algodão - esterilização vapor; Papel grau cirúrgico - esterilização vapor; Mantas de SMS - esterilização vapor e baixa temperatura (peróxido de hidrogênio);
Autoclave (vapor saturado sob pressão) Indicada para a esterilização de instrumentos de plástico, termoplástico, borracha, fibra, tecido, acrílico e aço.
Os EPIs recomendados para o expurgo são: luvas grossas de borracha antiderrapante e de cano longo, avental impermeável, gorro, máscara e óculos, botas impermeáveis e protetor auditivo quando utilizar lavadora ultrassônica(2).
Uma das formas mais usadas para esterilização é o óxido de etileno (ETO), indicada para os materiais termossensíveis, que são aqueles cujas características físicas sejam incompatíveis com os processos convencionais de esterilização por vapor e alta temperatura.
Ácido peracético Indicado para a esterilização de materiais termossensíveis que possam ser totalmente imersos no líquido. O ácido peracético tem ação esporicida em temperaturas baixas, mesmo quando há matéria orgânica.
A desinfecção hospitalar engloba uma série de procedimentos de esterilização, e neles é feito o uso de diferentes equipamentos, produtos e acessórios, cada qual com sua funcionalidade, mas todos com o objetivo de promover um material estéril, livre de contaminantes e, portanto, apto a operar diretamente com a saúde ...
Como fazer um pacote desafio para autoclaves de mesa? Coloque uma ampola de indicador biológico e uma fita de indicador químico classe 5 dentro do pacote que representar o maior dificuldadade para penetração de vapor no seu estabelecimento.
Os indicadores químicos são substâncias através das quais é possível observar o desenvolvimento de uma reação química. Estes, utilizam-se sobretudo na determinação do ponto de equivalência em análise volumétrica e são denominados de indicadores de pH ou indicadores ácido-base ou ainda de neutralização.
Não encha a autoclave até o máximo. Deixe espaço para a circulação do vapor. Utilize apenas sacos próprios para autoclavagem. Sempre confira o nível de água, pois se estiver abaixo da resistência a autoclave pode ser danificada.
Autoclave - Esterilização