Tipos de ativos do balanço patrimonial
Portanto, ativo líquido nada mais é do que o conjunto de valores totais, depois da execução de correções patrimoniais, como a amortização e a dedução de provisões por exemplo, e que podem ser negociados facilmente pela companhia em questão.
Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. ... É algo menos palpável, mas é um bem da empresa.
Diferenças entre ativo e passivo Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer. A diferença do valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa é o patrimônio líquido.
As contas passivas registram as obrigações e os recursos de capital, como contas a pagar (fornecedores), empréstimos tomados (instituições financeiras), capital social, reservas de lucros, etc.
Passivo é o termo presente em um Balanço Patrimonial para especificar todas as obrigações e dívidas financeiras de um negócio. Essas, por sua vez, podem ser devidas tanto para Pessoas Físicas (PF) quanto para Pessoas Jurídicas (PJ).
Assim, será possível calcular o valor do PL pela diferença entre o ativo total e o passivo exigível, tal como na fórmula patrimônio líquido = ativo – passivo.
Para o cálculo do patrimônio líquido, basta apenas subtrair dos ativos a quantidade de passivos:
Essa interpretação acontece da seguinte forma:
e) A Situação Líquida é positiva quando o Ativo é maior que o Passivo Exigível. Correto, se o ativo é maior do que o passivo exigível, sua diferença é positiva.
Quando o total dos Bens e Direitos for menor que o total das Obrigações, a Situação Líquida será ....... ... Quando o Ativo for igual .....as Obrigações ......................., a Situação Líquida será nula. c. Total de Obrigações menor que o Ativo é igual a Situação Líquida..