ETF é a sigla para exchange traded fund, também chamado de fundo de índice. Trata-se de um fundo de investimento que tem por objetivo equiparar o seu desempenho a um índice de referência preestabelecido – ou benchmark.
3.4 Os instrumentos financeiros discutidos nas apresentações ou palestras podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento.
Mas você deve estar se perguntando: o que os ETFs têm a ver com o IVVB11? A resposta é: tudo! O IVVB11 é um tipo de ETF, ou seja, eles são a mesma coisa. Abaixo vamos explicar melhor essa relação.
Como você já sabe, esse ETF é composto pelas 500 maiores companhias norte-americanas, de modo que fazem parte empresas de tecnologia como Apple e Microsoft.
4.6.1. Caso aplicável, as entidades terceiras para as quais são compartilhadas informações pessoais de forma a desempenhar os serviços contratados, devem executar o processamento de forma a garantir o cumprimento com as obrigações legais. Ainda assim, exigimos que as organizações que manuseiam ou obtêm esses dados pessoais, reconheçam a criticidade desta informação, assumam respeitar todos os direitos individuais de privacidade e cumpram com todas as leis relevantes de proteção de dados.
O Brasil possui uma economia que ainda é bastante volátil. A economia americana, por sua maior estabilidade, se torna ideal para o investimento em ações com baixa volatilidade.
Ou seja, ao comprar uma ação deste fundo no Brasil, o investidor terá em sua carteira, de forma indireta, ações das principais empresas de tecnologia do mundo, como Amazon, Apple e Microsoft.
A maior rentabilidade do índice em comparação ao fundo é referente à desvalorização do real em relação ao dólar nesses últimos 5 anos, mas também é preciso considerar a alta valorização do S&P, que tem sido abrupta e alcançado marcas históricas.
Grande parte dos ETFs brasileiros espelham índices nacionais. É o caso do BOVA11 atrelado ao Ibovespa, ou SMALL11 o índice de small caps, entre outros. Entretanto, a partir de 2020, diversos outros ETFS foram criados. Inclusive, muitos baseados em índices internacionais.
Vale destacar que, nos últimos 5 anos, o IVVB11 apresentou valorização de 208,93% em seu valor patrimonial líquido — não considerando taxas de corretagem e transações. Em comparação a esses dados, o S&P 500 apresentou alta de 225,66% no período.
Os melhores investimentos de 2021 serão os mesmos de 2020?
3.1. As palestras e demais apresentações poderão sofrer alteração de acordo com compatibilidade de agenda dos palestrantes ou qualquer outro motivo que se faça necessário, sem necessidade de aviso prévio.
Basicamente, então, o que esse fundo faz é replicar no mercado de ações brasileiro o fundo americano S&P 500, que é gerido pela Black Rock, uma das maiores gestoras de ativos financeiros do mundo todo.
Sob outra perspectiva, ele permite que você invista em 500 grandes negócios por um valor acessível, já que para a compra individual de cada ação você precisaria de dezenas de milhares de dólares.
Como todo investimento, o ETF IVVB11 possui vantagens e desvantagens e elas variam conforme o perfil e objetivo do investidor. Confira os pontos que você deve considerar:
Além dessas, existem centenas de outras empresas americanas que fazem parte do S&P500. Ao investir no (IVVB11), portanto, é possível se expor aos resultados delas de maneira diversificada, sem concentrar em apenas uma companhia.
No caso de uma alta do dólar o índice tende a valorizar. Logo, comprar esse ativo pode funcionar como uma estratégia de hedge cambial.
Investir em ETFs com lastro estrangeiro é uma estratégia de diversificar a carteira, com a vantagem de alcançar esse objetivo sem sair do Brasil. Logo, basta acessar a bolsa de valores e adquirir uma cota do ETF desejado.