O anticoncepcional pode dificultar o emagrecimento Contudo, esse hormônio exerce outros efeitos no organismo das mulheres, como um aumento na disposição, a redução da ansiedade, o ganho de massa muscular e a perda de gordura.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso de Microvlar são náuseas, dor abdominal, aumento do peso corporal, dor de cabeça, depressão, alterações do humor e dor e hipersensibilidade das mamas.
10. Quando a pílula começa a fazer efeito? A pílula anticoncepcional começa a fazer efeito logo no primeiro dia de sua toma, no entanto, é melhor esperar terminar uma cartela para ter relações.
A injeção deve ser aplicada via intramuscular pelo ginecologista e pode ser constituída apenas por progesterona ou ser uma combinação de progesterona e estrogênio. Assim, alguns dos anticoncepcionais injetáveis que podem ser indicados pelo médico são Cyclofemina, Mesigyna, Perlutan, Ciclovular e Uno Ciclo.
A maior diferença é que Cyclofem® e Mesigyna® contém estrogênio e progesterona enquanto que a Depo-Provera® contém apenas progesterona. Você deverá aplicar 1 injeção a cada mês com Cyclofem® e Mesigyna®, e 1 injeção a cada 3 meses com Depo-Provera®.
Se for com o intuito anticoncepcional durante a lactação no peito você não poderá utilizar os injetáveis mensais hormonais combinado com 2 hormônios, contendo estrogenio, e sim somente o injetável hormonal trimestral a base de progesterona, como o Depo Provera que é compatível com a amamentação.
Apesar de Depo®-Provera® 150 mg e seus metabólitos serem excretados no leite materno, não há evidência sugerindo que esse fato determine qualquer dano ao bebê, podendo ser usado durante a lactação. A administração de Depo®-Provera® 150 mg deve ser realizada somente a partir da 6ª semana pós-parto.
Perlutan é contraindicado durante a amamentação nas primeiras 6 semanas após o parto. Nos 6 primeiros meses após o parto, durante a amamentação, o uso de contraceptivos combinados injetáveis pode diminuir a quantidade e a qualidade do leite materno e assim afetar a saúde do bebê.
Apenas a medicação pode não "secar" o leite. Existem medidas que podem ser realizadas como a compressão e enfaixamente mamário. Se o bebê sugar e mamar, o efeito da cabergolina/dostinex será cortado.