O sal fortalece o glúten da farinha, deixando a massa mais elástica. Isso porque os íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-) que formam o sal aproximam as cadeias de proteínas, contribuindo assim para que a massa do pão fique mais forte e menos pegajosa.
O pão massudo pode ser falta de sova. ... Se você não sova bem, consequentemente o pão não cresce bem pois a massa não fica elástica o suficiente, o glúten não se desenvolve para que os gases da fermentação ajam, e esses gases ficam presos. Falamos mais sobre a sova aqui.
1. Evite abrir o forno antes dos primeiros 30 minutos. Esse é um dos pontos mais básicos que têm, mas que geralmente acontece por ansiedade: abrir o forno antes de esperar 30 minutos faz com que a massa não cozinhe tão bem e possivelmente solada.
Tenha cuidado ao abrir a porta do forno enquanto o mesmo está aquecido. ... Nunca insira instrumentos de metal ou qualquer parte de corpo no forno enquanto ele estiver ligado. Sempre certifique-se de desligar o forno antes de trabalhar sobre os componentes elétricos.
Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque.
- Não coma bolo quente porque pode dar dor de barriga. Esse bordão pode ter surgido em famílias grandes como forma de amedrontar as crianças que queriam beliscar a comida antes da hora. A ordem era: espere todos sentarem à mesa e então comece a comer.
Alimentos muito quentes, como chá, café ou até mesmo qualquer tipo de comida que foi esquentada acima do comum, podem provocar úlceras. “Eles podem provocar lesões ulceradas em cavidade oral e despapilação lingual, causando perda do paladar por um curto período de tempo”, comenta a especialista.
Não corte seu cabelo quando estiver menstruada, e não deixe uma mulher que esteja menstruando cortar seu cabelo. Não tome banho, porque isso aumenta o fluxo. Não corte as unhas e nem se depile!!