Diferentemente do lixão, o aterro sanitário é uma área previamente preparada para receber os resíduos. ... Além da preocupação com o chorume, também é feita a captação do metano, gás liberado no processo de decomposição do lixo e que pode ser utilizado para produzir energia.
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).
Permite que o lixo seja depositado em um local correto, diminui as chances de contaminação, transmissão de doenças e tambem diminui o impacto visual. E o mais importante: Em aterros sanitarios, é possivel aproveitar o biogas gerado pelo lixo.
Desvantagens
Vantagens da compostagem para o meio ambiente
Além de diminuir a quantidade de resíduos em aterros e lixões, reduzindo mais da metade da quantidade de lixo, a vantagem de fazer compostagem doméstica é que se evita a emissão de gases contribuintes para o desequilíbrio do efeito estufa.
– Realizar compostagem diminui em até 50% o lixo descartado por uma família, o que resulta na redução do acúmulo de resíduos em lixões ou aterros; – No processo de compostagem, forma-se dióxido de carbono ou gás carbônico, além de água e biomassa, também chamada de húmus.
A compostagem é reconhecida como uma alternativa ambientalmente correta, segura e definitiva, que contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, além de atender à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ter importância estratégica para a solução de alguns problemas ...
As vantagens é que: poderemos reduzir metade do lixo; Reduziremos a circulação de poluentes; Produziremos fertilizantes de forma natural, o que será benefício para ambos (natureza e ser humano); A compostagem também gera economia; Conscientização ambiental e dentre vários outros benefícios que podem nos proporcionar.
Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.
A minhoca é muito importante para o solo, por vários fatores. Em primeiro lugar, ela é detritívora, ou seja, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. Por ter esse tipo de alimentação, ela elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras.