Templo de Karnak
Um dos lugares mais misteriosos do antigo Egito era o interior de um templo. Os templos eram as casas dos deuses e deusas e muito poucas pessoas foram autorizadas a ver o interior. A frente de um templo egípcio antigo foi construído para parecer impressionante. Era, afinal, a casa de um deus ou deusa.
Os templos eram enormes e geralmente estavam sustentados por colunas. Os projetos dos templos egípcios enfatizavam a ordem, simetria e monumentalidade, combinando formas geométricas com motivos orgânicos estilizados. Elementos dos desenhos dos templos também aludiam à forma dos primeiros edifícios egípcios.
A artes egípcia tinha como principal característica o cotidiano religioso. Tal foco está diretamente relacionada a estátuas, pinturas, monumentos que retratam temas ligados a religião. ... As artes, os desenhos eram acompanhados de textos em escrita hieroglífica, cujas palavras eram representadas por desenhos.
No Antigo Egito a pintura aplica-se a espaços arquitetônicos, especialmente àqueles relacionados com o culto dos mortos, como túmulos de faraós. ... Outras pinturas podem ser encontradas em papiros e juntamente com hieróglifos.
Resposta. Porque o deserto é seco, sem umidade. A umidade danifica as obras de arte, nos museus existem aparelhos que constantemente estão medindo a umidade da sala, ou a umidade dos interiores de algumas redomas que conservam as obras mais preciosas.
O aspecto mais valorizado na arte egípcia durante a antiguidade era a religião. Devido ao fato da maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras de arquitetura ser manifestada de acordo com temas religiosos. ... A arquitetura mais comum desse período eram os templos e as pirâmides, grandes obras arquitetônicas.
As obras mais famosas de arquitetura dos egípcios são: as pirâmides do complexo de Gizé e a Esfinge do Faraó Quéfren. No Egito Antigo, os arquitetos eram considerados os realizadores de sonhos dos faraós. E todas as construções envolviam grande logística, bastante trabalhadores e complexo planejamento.
A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.
Resposta. A arte canônica estabelecia as proporções e simbologia para a representação de deuses, faraós ou altos funcionários do Egito.
Os principais deuses egípcios eram: Rá, o deus Sol, unido ao deus Amon, formando Amon-Rá, era o principal deus. A deusa Nut, representada por uma figura feminina, era a mãe de Rá (Sol). ... Ísis foi esposa de Osíris, mãe de Hórus, protegia a vegetação e era a deusa das águas e das sementes.