A retirada desse anel impede que a seiva elaborada seja distribuída para as raízes, que acabam morrendo; mais tarde a planta também morre, pois as folhas deixam de receber a seiva bruta, que é necessária à fotossíntese.
Essas células, conhecidas como elementos traqueais, caracterizam-se por serem mortas na maturidade e por possuírem paredes secundárias lignificadas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As traqueides são encontradas em todos os grupos de plantas vasculares, principalmente nas pteridófitas e gimnospermas.
Bom, algumas plantas possuem o xilema e o floema divididos, e nessas o floema passa por fora, que são os nutrientes da planta (seiva bruta), onde se você fizer o anelamento você cortaria o transporte de nutrientes da planta, mas em outras plantas não há essa divisão bem definida, logo por ser misturado, continuaria ...
O anelamento consiste na remoção de um anel de 2 a 6 mm da casca do caule ou de ramos lenhosos, tais como braços e varas. ... O anelamento secciona o floema, interrompendo o fluxo descendente de carboidratos para as raízes, acumulando-os na parte da planta acima da incisão.
Normalmente este tipo de arvore morre por efeito de raios, queimadas, vandalismo ou tempestades. ... Existe um consenso de que árvores em florestas tropicais tem um desenvolvimento mais rápido, porém longevidade menor do que as das florestas temperadas do hemisfério norte, notadamente as sequoias (ver no final).
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Os ramos quebrados, lascados ou partidos deverão ser removidos. Além disso, remova quaisquer galhos secos ou doentes da copa da árvore. É melhor adiar outra poda de manutenção, como a elevação de copa, por alguns anos. Não realize poda de desbaste ou redução para compensar a perda da raiz.
Adubo. Na primavera, quando os novos crescimentos começam a surgir, comece por aplicar um adubo equilibrado (ou considerado um adubo de manutenção. A sua aplicação deve ser quinzenal.
Para cultivar Begônia no vaso, canteiro ou jardim, é necessário solo fértil e úmido, em um local com sombra, pois, ela não tolera luz sol direta, intensa e plena. A Begônia, no vaso, fica muito bem localizada em varandas sombreadas. Você pode plantar a Begônia a partir de sementes, muda ou estaca (galho).
A begônia vermelha não deve ser exposta ao sol ou a chuva forte porque não tolera grandes mudanças de temperaturas. Entre uma rega e outra, deixe a terra secar e procure umedecer a planta a cada 4 dias sem molhar as folhas.
PLANTIO Escolha solos ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. A begônia não tolera encharcamento do solo. Pode ser utilizada a fertirrigação com produtos específicos para essa finalidade, comercializados nas principais floriculturas e garden centers.
As begônias que possuem caules bem longos, como a Begonia maculata, podem se reproduzidas também através da técnica de estacas. Use sempre substrato, não faça as mudas na água. Além das raízes novinhas da planta sofrer pra ir pra terra, é muito fácil a begônia pegar fungos ou bactérias na água.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em canteiros, vasos ou jardineiras com terra rica em matéria orgânica, irrigada a intervalos regulares. Não tolera o frio extremo.
Como fazer mudas Pra fazer a muda, pegue uma folha da begónia e, descarte o caule, deixando só um cabinho curto. E, no meio da folha, dê uma "quebradinha" na nervura maior da folha. Aí, é só espetar no substrato e onde você criou uma quebra, use um palitinho pra garantir que a nervura estará em contato com o solo.
Deve ser cultivada em substrato leve, enriquecido com matéria orgânica, drenável e irrigada regularmente. Se cultivada sob meia-sombra ou condições de luz filtrada, adquire uma tonalidade verde-escura nas folhas. Para conseguir a tonalidade negra, deve ser cultivada apenas sob luz difusa, sem a luz direta do sol.
– A propagação de begônias pode ser feito por separação de rizomas, conservando pelo menos 3 folhas, por sementes e por estaca de folhas. A melhor época de fazer mudas é após a floração. Retirar parte do rizoma que fica à superfície do substrato, cortando sem danificar a planta.
Além disso, segundo Lira, para fazer mudas com a espécie em casa, deve-se cortar o caule com três folhas, colocar na água e esperar as raízes crescerem antes de colocar na terra.
Para que a formação de uma nova muda tenha sucesso é preciso que você corte um pedaço do caule com cerca de 3 folhas e coloque-o dentro de um pote com água. Procure deixar o recipiente com o pedaço de caule próximo a uma janela para que ele recebe luz natural indireta.
Begônia sempre-florida – Modo de Cultivo : Substrato de cultivo rico em húmus e matéria orgânica em canteiros ou vasos bem preparados, com um pouco de areia. Solos encharcados tendem a permitir o desenvolvimento de fungos que acabam por apodrecer a muda.
Para manter sua flor sempre bonita, é importante lembrar de nunca molhar as folhas e flores, apenas o solo. Uma dica bacana para saber a quantidade de água certa para sua begônia é regá-la até começar a sair água pelos buracos de drenagem do vaso. Além disso, só coloque água na terra quando o solo estiver seco.